Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 4 de abril de 2018

"Opinião: O mundo precisa de heróis como Martin Luther King"

Ines Pohl Kommentarbild AppEm um mundo complexo e imerso em conflitos, o 50º aniversário da morte do famoso ativista é uma boa oportunidade para refletir por que ícones como ele ainda são tão necessários, opina Ines Pohl, editora-chefe da DW. Perto do fim da Segunda Guerra, o dramaturgo alemão Bertolt Brecht publicou a obra A Vida de Galileu, na qual seu Galileu proclama a seguinte frase notória: "Miserável o país que precisa de heróis." Uma sentença com a qual o escritor perseguido pelos nazistas denuncia o exagerado culto a heróis em Estados não livres.
Brecht tinha a profunda convicção de que as pessoas num país liberal e democrático não precisam do heroísmo de alguns para resolver problemas. Pelo contrário: a responsabilidade individual é grande, enquanto a adoração heroica equivale à obediência cega que leva, em certa medida, a uma autodeterminada incapacitação.Há exatos 50 anos, foi assassinado Martin Luther King – o pregador negro que nunca desistiu de lutar contra a injustiça, a Guerra do Vietnã e por condições de trabalho igualitárias para os negros. Um pregador que permaneceu pacífico apesar de toda a violência imposta contra ele e seus seguidores e que até hoje dá coragem àqueles insatisfeitos com o status quo e que acreditam que uma vida melhor é possível.Há poucos dias, centenas de milhares de manifestantes protestaram em Washington e em muitas outras cidades dos Estados Unidos contra a influência do lobby da indústria armamentista na política americana. O movimento foi liderado e organizado por estudantes de Parkland, na Flórida, que sobreviveram a um massacre na própria escola.
Evidentemente, eles se reuniram inspirados pelas palavras de Martin Luther King e deixaram sua neta Yolanda Renee King, de nove anos, dizer a famosa frase: "Eu tenho um sonho." E com Emma González, de 18 anos, o movimento tem uma mulher na liderança – uma espécie de versão jovem, feminina e moderna de Martin Luther King.
Heróis como Martin Luther King não levam à obediência cega. Pelo contrário, eles encorajam e fortalecem o indivíduo. Eles permitem que por trás deles surjam comunidades, que são mais fortes juntas do que indivíduos e, dessa forma, conseguem conquistar um público e influência política.
Mas, acima de tudo, heróis como Martin Luther King dão esperança. A esperança de que vale a pena sair da própria zona de conforto, mostrar coragem cívica e solidariedade, criar redes de contatos e não desistir. Heróis assim agitam as zonas de bem-estar dos privilegiados, pedem que estes se envolvam.
E é precisamente dessa energia que a Alemanha e muitos outros países europeus precisam para não perder a esperança em meio à complexidade deste mundo e ao aparente desalento em muitos conflitos. É vital manter a crença na força e no potencial de um Estado democrático. Um Estado que precisa de cidadãos dedicados para funcionar e que não se acomoda numa suposta falta de alternativas.
Hoje, Martin Luther King é celebrado em todo o mundo. Não apenas porque ele alcançou grandes feitos ao longo da vida, mas porque ainda é necessário.
A editora-chefe da DW, Ines Pohl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos