Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 19 de abril de 2018

"Parlamento cubano propõe Díaz-Canel para presidente"

Kuba Vizepräsident Miguel Diaz-Canel (Reuters/Str)Braço direito e atual vice de Raúl Castro está prestes a ser confirmado na presidência pela Assembleia Nacional, marcando fim de uma era: pela primeira vez em quase 60 anos, uma pessoa de fora da família governará Cuba. A Assembleia Nacional de Cuba indicou nesta quarta-feira (18/04) o vice-presidente Miguel Díaz-Canel para substituir Raúl Castro na presidência do país. A saída do atual presidente representa o fim da era Castro, cuja família esteve há quase seis décadas no poder. Díaz-Canel lidera a proposta da Comissão de Candidaturas Nacionais (CCN) para a formação do principal órgão de governo do país, o Conselho de Estado. A proposta será agora submetida à votação da Assembleia recém-constituída, e o resultado deverá ser apresentado nesta quinta-feira.O anúncio ocorreu logo após o início da reunião de dois dias da Assembleia Nacional para eleger o sucessor de Castro, de 86 anos. Após a leitura da proposta de candidaturas, os 605 deputados dedicaram ao até agora número 2 do regime uma longa salva de palmas.
Díaz-Canel, de 57 anos, tornou-se braço direito do atual presidente em 2013. Sua indicação para assumir o governo já era esperada. Como ele foi o único indicado, sua eleição é uma mera formalidade.
Díaz-Canel já foi ministro da Educação Superior e aparentemente segue uma linha liberal do socialismo. Ele é considerado uma aposta segura para herdar o mandato de Castro e de outros líderes da revolução. O engenheiro nascido após a revolução deverá prosseguir a "atualização" do modelo econômico da ilha, que foi esboçada por Raúl Castro.
Pela primeira vez, o presidente do regime cubano será uma pessoa que não participou da revolução de 1959, não envergará a farda verde-oliva e não dirigirá o Partido Comunista Cubano (PCC). Ele contará, porém, com o apoio de Castro, que se manterá na liderança do poderoso partido único até 2021.
Como primeiro vice-presidente do Conselho de Estado, a CCN propôs o veterano dirigente Salvador Valdés Mesa, de quase 73 anos, membro do politburo do Partido Comunista de Cuba e que ocupava até agora uma das cinco vice-presidências do órgão. Se for confirmada a nomeação de Valdés Mesa, esta será a primeira vez em que Cuba terá um primeiro vice-presidente negro, o cargo mais alto a ser ocupado por um afrodescendente na história do país.
A sessão parlamentar, realizada no Palácio de Convenções de Havana, começou presidida pela titular da Comissão Eleitoral Nacional, Alina Balseiro, como responsável do órgão que representa a Assembleia Nacional entre períodos de sessões. Castro, que foi recebido com uma ovação, compareceu ao ato acompanhado de Díaz-Canel, ambos vestidos de terno e gravata.
A abertura da nona legislatura de Cuba e a instalação da Assembleia Nacional, resultante das eleições gerais de 11 de março, começou com a leitura dos nomes, um a um, dos 605 deputados eleitos em todo o país.
Apesar de a votação para eleger o presidente acontecer nesta quarta-feira, o resultado deve ser anunciado somente na quinta-feira, no aniversário de 57 anos da invasão da Baía dos Porcos, quando em 1961 a CIA tentou derrubar o líder da revolução de 1959, Fidel Castro. Havana proclamou esse episódio como a primeira grande derrota do imperialismo americano na América Latina.
Raúl Castro assumiu o poder em 2008, após Fidel, que faleceu em 2016, aos 90 anos, anunciar sua renúncia. Durante seu governo, ele reatou as relações com os Estados Unidos e realizou diversas reformas de mercado no país.
Juntos, os irmãos governaram a ilha por quase 60 anos. Durante este período, Cuba tornou-se um dos atores principais da Guerra Fria e manteve o comunismo à tona mesmo depois do colapso da União Soviética.
CN/efe/afp/rtr/dpa/lusa/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos