Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 9 de abril de 2018

"Polícia e anticapitalistas entram em confronto na França"

Na tentativa de evitar o despejo, ativistas bloqueiam ruas com barricadas e atearam fogo em pneus e madeirasForças de segurança cumprem ordem de remoção de ativistas contrários à construção de aeroporto próximo a Nantes cujo projeto foi descartado no início do ano. Invasores ocupam o local há uma década. A polícia francesa usou gás lacrimogêneo ao cumprir a ordem de retirar cerca de 250 ativistas anticapitalistas de Notre-Dame-des-Landes, perto da cidade de Nantes, no amanhecer desta segunda-feira (09/04). Aproximadamente 2.500 policiais participaram da operação. Os invasores – um grupo eclético de ativistas anticapitalistas, ecologistas e posseiros – juntaram-se a alguns agricultores em 2008 para evitar a construção de um aeroporto. Eles se recusaram a deixar o local depois que o projeto foi abandonado no início deste ano. O governo francês havia avisado que os invasores seriam despejados.Os ativistas jogaram pedras, bombas de gasolina e atearam fogo em barricadas feitas de pneus e madeira para obstruir a passagem da polícia. As forças de segurança reagiram com o fechamento de vias de acesso e isolaram os invasores. No confronto, um policial sofreu um ferimento num olho.
Frankreich Proteste in Notre-Dame-des-LandesNos últimos 50 anos, sucessivos governos debateram sobre o controverso plano de construir um centro aeroportuário que serviria a costa ocidental da França, o Grand Ouest Airport (AGO). Estas cinco décadas foram marcadas por consultas, discussões e indecisões até que o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou, em janeiro, o abandono definitivo do projeto estimado em 580 milhões de euros.Uma tentativa de despejo dos ativistas em 2012 falhou – houve confrontos entre os posseiros e a polícia, e o governo resolveu recuar após manifestações públicas contra as cenas de violência.
Frankreich Notre-Dame-des-Landes Auseinandersetzung Polizei & UmweltaktivistenParte dos que ocupavam a área de 1.600 hectares transformaram o local num experimento utópico de vida autônoma. Muitos abandonaram as tendas e trailers e construíram casas permanentes ou ocuparam fazendas abandonadas. Uma padaria, uma cervejaria, uma estação de rádio pirata, um jornal online e um mercado semanal de vegetais foram estabelecidos na área.O ministro do Interior da França, Gérard Collomb, comunicou que a polícia permanecerá "pelo tempo que for necessário" para garantir que o local não seja reocupado.
Ele também garantiu que serão oferecidas moradias alternativas às pessoas despejadas. "Ninguém será deixado nas ruas", disse. Estima-se que a operação de despejo dure vários dias.
PV/afp/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos