Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 11 de abril de 2018

"Prisão de ex-presidente Lula causa protesto e debates no Plenário da Câmara"

No primeiro dia de votações após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deputados de oposição fizeram ato em defesa de Lula em Plenário, cobraram a criação de uma comissão externa para verificar as condições do cárcere, e declararam obstrução às votações.
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputados Pró-Lula protestam no plenário
Protesto da oposição durante sessão do Plenário da Câmara
O ex-presidente está preso em Curitiba para cumprir a pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro imposta pela Justiça Federal do Paraná no caso do tríplex do Guarujá. Lula tentou recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a prisão, mas foi derrotado. Ele se entregou à Polícia na noite de sábado após várias manifestações favoráveis ao ex-presidente no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. 

Sob gritos de “Lula Livre” e “Lula, guerreiro do povo brasileiro”, deputados da oposição entraram no Plenário da Câmara com faixas e cartazes contra a prisão de Lula. O ato teve participação do PT, Psol, PDT, PCdoB e outros parlamentares favoráveis ao ex-presidente. Alguns deputados reagiram ao protesto com gritos de “Lula ladrão”
Líder do PT, o deputado Paulo Pimenta (RS) chamou o ex-presidente de “preso político”. “Foi condenado em um processo sem provas e sem crimes e teve sua prisão autorizada de maneira ilegal”, disse. Pimenta destacou que ainda restavam recursos à defesa de Lula antes da determinação da prisão e disse que os deputados da oposição vão obstruir as votações em protesto.

O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) alertou para a prisão em ano eleitoral com o ex-presidente liderando as pesquisas de intenção de votos para a Presidência da República. “Lula é líder nas pesquisas, avançou nas pesquisas nos últimos dias. Por isso, não podemos aceitar essa prisão e a obstrução é o instrumento que temos para protestar”, afirmou. 

Já o deputado Sílvio Costa (Avante-PE) disse que deputados favoráveis à prisão do ex-presidente estão “aplaudindo um erro histórico”. Líder da Oposição, o deputado José Guimarães (PT-CE) destacou a mobilização feita entre sexta-feira e sábado no Sindicato dos Metalúrgicos. “Estamos com o sentimento mais vivo para lidar com a crise política”, disse. 

Ampla Defesa
O protesto dos deputados foi criticado por outros partidos. O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) disse que a manifestação é “baderna”. “Obstrução é direito, mas não pode fazer baderna”, disse.

Já o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), relator da proposta que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), acusou os opositores de impedir o andamento de propostas de interesse do País. O Susp é um dos itens da pauta de votações da semana. “Fico estarrecido ao ver obstrução a um texto feito com quase 100% de consenso. Vamos votar a matéria e depois continuar com as manifestações”, disse Fraga.
O líder do PSDB, deputado Nilson Leitão (MT), reforçou que Lula teve acesso à ampla defesa no Judiciário, recorrendo para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região; para o Superior Tribunal de Justiça; e para o Supremo Tribunal Federal. “Houve inquérito, Lula virou réu, foi julgado e recorreu com direito à ampla defesa. Não podemos aceitar que o PT diga que é uma prisão política, já que outros foram presos em segunda instância sem críticas de ninguém”, afirmou.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Geórgia Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos