Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 6 de abril de 2018

"Prisão de Lula com hora marcada: o Brasil prende a respiração"

06_04_lula_foto_ricardo_stuckert_fotos_publicas.JPG"Fique tranquila. Os justos vencerão", disse Luiz Inácio Lula da Silva a uma militante que chorava nas dependências do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo. Já entrava a madrugada da sexta-feira, 6 de abril de 2018, a data marcada pelo juiz Sérgio Moro para que ele se entregue às autoridades e comece a cumprir sua pena de prisão. A ordem fulminante de detenção do magistrado chegara seis horas antes, nem um dia completo depois que o Supremo Tribunal Federal negou o pedido de habeas corpus que salvaria o petista.
A aceleração do drama do líder mais popular do Brasil em décadas (e também um dos mais odiados) fez o país ir para a cama segurando a respiração à espera de um dia tenso e histórico. Se havia choro no berço político do petista, na região metropolitana de São Paulo, pelo país ouviu-se rojões e panelas dos que esperavam vê-lo atrás das grades o quanto antes.
A decisão de Moro surpreendeu Lula reunido, no fim da tarde, na sede do instituto que leva seu nome, em São Paulo. Pouco depois de conhecer a notícia, ele abandonou o edifício rumo ao sindicato. Foi seguido pelos helicópteros das TVs enquanto a militância do PT e de outros movimentos ligados à esquerda era convocada. Em pouco tempo, a sede dos metalúrgicos se converteu em uma espécie de bunker em sua defesa, com centenas de pessoas brandindo bandeiras ao redor e fazendo discursos de apoio.
Foi uma demonstração de resistência, mas até quando? O ex-presidente cogita não se entregar?
A pergunta foi feita em coro pela imprensa ao advogado Cristiano Zanin, que preferiu deixá-la sem resposta. Zanin classificou a decisão de Moro de "ilegal".
"Fomos surpreendidos por esse mandado de prisão", disse em referência à decisão do juiz da Operação da Lava Jato de desconsiderar um último prazo especial da defesa, uma praxe seguida no tribunal em que ele fora condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Por várias métricas, o processo de Lula, que é réu em outros seis ações, foi mais rápido que a média da Lava Jato.
"Um inocente não se entrega", lançou o senador petista Lindbergh Farias à imprensa, também no sindicato. Outras palavras de ordem semelhantes também ressoaram enquanto pré-candidatos à presidência à esquerda, como Guilherme Boulos (PSOL), que levou em peso sua militância do movimento dos sem-teto, e Manuela D'Ávila (PCdoB), se revezavam para tirar fotos com Lula.
O ex-presidente lidera a disputa eleitoral que provavelmente deve ser impedido de participar por causa da condenação e uma das grandes variáveis é para quem seus votos migrariam para além de um possível plano B a ser lançado pelo próprio PT.
Ações no STF
Como tem sido a conduta de Lula até agora, a frente política, que flerta retoricamente com a ideia de desconhecer todo o processo, conviveu com a frente jurídica, que segue apostando que há chances de que o desfecho do petista seja legalmente revertido. A defesa do Lula entrou, segundo a Folha de S. Paulo, com um novo pedido de habeas corpus. A maior esperança do petista de escapar de Moro, porém, seguia no STF.
Uma liminar do Partido Ecológico Nacional (PEN) pediu que o Supremo impedisse qualquer execução provisória da pena até que a corte mais importante do país julgue a questão de fundo no caso Lula - se é legal ou não deter um réu que ainda pode recorrer de uma condenação. Quem está com o pedido na mão é o ministro Marco Aurélio Mello, que prometeu submetê-la à avaliação de todos os ministros da corte. Já há maioria no Supremo para que essa detenção provisória seja rejeitada, o que beneficiaria Lula. Em outras palavras, pode ser que essa iniciativa legal prospere, mas o tempo aqui é uma variável importante: nada seria resolvido antes de evitar que Lula seja preso - ao menos por alguns dias.
As próximas horas também serão um termômetro do nível de tensão também nas ruas. O PT promete se manter mobilizado, mas também os grupos de direita que surfam no sentimento anti-Lula. Para o fim da tarde, em São Paulo, o grupo direitista MBL espera realizar o "CarnaLula" para comemorar a prisão. Seja como for, nas primeiras horas do dia os holofotes devem se voltar para o sindicato feito bunker, onde o petista estava até a publicação desta reportagem, às 3h30.
Se não houver nenhuma reviravolta no último minuto, o destino de um dos líderes mais populares do planeta será o cárcere em Curitiba, onde encontrará outros políticos que caíram na rede da Lava Jato, uma das maiores investigações contra corrupção do país.
Estão lá o ex-presidente da Câmara dos Deputados — e cérebro do impeachment de Dilma Rousseff — Eduardo Cunha. E também outra presença que pode lhe resultar incômoda: o petista Antonio Palocci, o ex-ministro da Fazenda que tentou, sem sucesso, delatar a Moro os supostos crimes do seu antigo mentor.
A reportagem é de Marina Rossi e Talita Bedinelli, publicada por El País e Caminho Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos