Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 16 de abril de 2018

"Universidades no Nortão e no Araguaia serão próximos desafios, diz Wellington"

Após consolidação da UFR, senador quer emancipação dos campi de dois principais pólos de desenvolvimento do Estado. A instalação de uma universidade federal na cidade de Sinop, para desenvolver o ensino público e gratuito na região Norte do Estado, e uma em Barra do Garças, para atender as necessidades educacionais de ensino superior no Vale Araguaia, que envolve Mato Grosso e Goiás, serão os próximos desafios na área da educação, segundo o senador Wellington Fagundes (PR-MT). O anúncio foi feito na última sexta-feira, 13, durante o Seminário “Implantação e Gestão da Universidade Federal de Rondonópolis”, recém-criada pelo Governo.
“É um compromisso do meu mandato com Mato Grosso” – disse o parlamentar, ao fazer a abertura do evento ocorrido em Rondonópolis, que tratou de experiências de outras universidades federais recém-criadas para definição do melhor modelo a ser adotado pela UFR, inclusive com diretrizes para parcerias com a iniciativa privada e demais setores sociais.
Os passos para criação dessas duas novas universidades deverão seguir o mesmo modelo de trabalho da UFR, isto é, por desmembramento do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Segundo o senador, o tempo para tal, porém, poderá ser bem mais curto. “Já temos a experiência e os caminhos para abreviar esse processo” – salientou.
Fagundes lembrou que Mato Grosso é um Estado de dimensões continentais: mais de 903 mil quilômetros quadrados e uma população de pouco mais de 3 milhões e 300 mil habitantes, distribuídos em 141 municípios, figurando como maior produtor de grãos e de proteína animal do país. Ele ainda ressaltou o potencial de expansão e desenvolvimento do Estado, “capaz de alavancar o Brasil a patamares ainda maiores”.
Mato Grosso – acrescentou o senador – “tem feito a lição de casa”, e agora depende de poucos fatores para seguir “oferecendo exuberantes respostas econômicas e sociais”. Para isso, defendeu a expansão universitária.
O Campus da UFMT em Sinop possui uma área de 3.194 quilômetros quadrados. A cidade é o principal polo econômico e universitário do norte do Estado, com população superior a 105 mil habitantes. Baseado em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), a região desponta como grande potencial estudantil, registrando mais de 6 mil matrículas no Ensino Médio, em escolas estaduais e privadas, somente na cidade de Sinop.
Criado em 1981, o Campus da UFMT no Araguaia, por sua vez, teve suas instalações ampliadas a partir do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, instituído em 2007. Com isso, foi possível aumentar o número de vagas e também de cursos.
Recursos para 2019 – Durante o seminário da UFR, o senador Wellington Fagundes informou que a nova universidade já deverá dispor de sua unidade orçamentária para o ano que vem. Ele anunciou encaminhamento de expediente aos ministérios da Educação e do Planejamento e Gestão para inclusão de rubrica no Orçamento Geral da União/2019. O objetivo, segundo o senador, é permitir que o processo tenha “agilidade, transparência e flexibilidade”.
O seminário de Rondonópolis contou com a participação do ministro dos Transportes, Valter Casimiro, do secretário de Educação superior do Ministério da Educação, Paulo Barone, do diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro, Antônio Helder Medeiros Rebouças, além dos senadores Wellington Fagundes e José Medeiros, os deputados federais Valtenir Pereira e Adilton Sachetti, dos deputados estaduais Ondanir Bortolini (Nininho) e Sebastião Rezende, da pró-reitora do campus de Rondonópolis, Analy Castilho, ex-reitores Paulo Speller e Maria Lúcia Neder, além de representantes da sociedade civil, prefeitos e vereadores das regiões Sul e Sudeste de Mato Grosso.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos