Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 8 de maio de 2018

"Vereador homenageia Botelho com a Comenda Rondon"

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM) recebeu a “Comenda Rondon”, do vereador Dudu Moreira, em homenagem feita pela Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, no dia em que se comemora o nascimento do patrono das Comunicações, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em 5 de maio. O evento foi realizado no Memorial Rondon, distrito de Mimoso, onde nasceu o Marechal. “É uma homenagem muito importante porque o deputado Botelho realmente ajuda o nosso município, nas ações culturais e outras frentes de trabalho, pois é sensível em todas as áreas”, afirmou o vereador Moreira. Na oportunidade, Botelho demonstrou orgulho pela homenagem recebida e destacou a trajetória do Marechal. “Rondon dizia que tinha dois ídolos, sendo um deles o General Carneiro, pelo respeito aos índios, e outro Benjamin Constant Botelho, abolicionista que lutou pela república e foi professor de Rondon, ensinando sobre Matemática e Topografia. Então, hoje receber essa homenagem é realmente uma satisfação muito grande para mim”, agradeceu o deputado, que é engenheiro elétrico e matemático.
Valdir Castro Filho, prefeito de Santo Antônio de Leverger, destacou a homenagem em reconhecimento à trajetória do mato-grossense que deixou um grande legado. “Marechal Rondon é o nome mais reconhecido no planeta com a nomeação de ruas, cidades, estado. Também já concorreu duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Então, Rondon representa um dia de festa, alegria e reflexão para a nossa comunidade”, disse o prefeito.
O mimosiano e coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, Adilson Antônio Evangelista, ressaltou que seguiu carreira inspirado no ilustre mato-grossense. “Me emociona muito saber que venho de uma terra onde nasceram homens ilustres do Brasil, pessoas mais reconhecidas no mundo”.
O legado de Rondon é destaque pela pacificação dos povos indígenas e a construção das linhas telegráficas, também pelo empenho em promover Educação. “É uma satisfação muito grande porque conheci o marechal. Vi ele começar a construção dessa escola aqui. E falava que a escola era para todos”, lembra emocionada dona Tunica, parente de Rondon.
“Tem uma história longa com relação à preservação dos povos indígenas e especialmente do nosso bioma pantanal, cerrado e floresta. Rondon andou 40 mil quilômetros a pé, a cavalo, de canoas e conheceu como ninguém a nossa terra”, disse o deputado Alan Kardec (PDT).
O projeto de lei que criou a “Comenda Rondon” foi aprovado em 1993 e dispõe em um dos artigos que somente será contemplado as pessoas físicas, que comprovadamente, tenham prestado “relevantes serviços” ao Município e Estado.
Assessoria de Imprensa da Presidência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos