Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 20 de julho de 2018

"CASO CARAVANA: Presidente do CRM-MT condena tentativa de barrar atendimentos em saúde"

Resultado de imagem para psdb A presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Maria de Fátima de Carvalho, condenou nesta sexta-feira (20/07) recentes ações judiciais motivadas por razões políticas que quase culminaram na suspensão de pós-operatórios em pacientes submetidos a cirurgias oftalmológicas no programa Caravana da Transformação, do Governo do Estado. A avaliação foi feita por conta de um pedido ingressado na Justiça pelo PDT, aliado de Mauro Mendes (DEM) na oposição ao governador Pedro Taques (PSDB), de que pós-operatórios realizados 30 dias após a Caravana de Sinop, que ocorreu entre os dias 21 de maio e 03 de junho deste ano, fossem suspensos por conta de suposto desrespeito à legislação do período pré-eleitoral e, assim, beneficiando Taques no pleito deste ano.
Para a representante do CRM, envolver questões políticas em procedimentos médicos é grave. “É como querer que o procedimento seja incompleto. É tirar uma etapa fundamental que é de segurança. O ‘pós’ faz parte do processo de segurança do procedimento, é para saber se o paciente está bem”, explicou.
Coordenador-geral da Caravana, o secretário de Assuntos Estratégicos, José Arlindo, chegou a encaminhar um documento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta semana no qual afirma que o pedido do PDT causou “espécie” a membros do Governo, uma vez que o programa é realizado há mais de dois anos. Ele também demonstrou preocupação caso os pós-operatórios fossem suspensos, pois pacientes operados poderiam não conseguir voltar a enxergar completamente sem os últimos atendimentos e alta médica.
Diante do impasse, a presidente do CRM lembrou que, a exemplo do que ocorreu em eleições anteriores, o órgão deve aguardar a definição dos nomes que disputarão cargos para então iniciar uma série de reuniões, de modo a garantir que os serviços públicos de saúde não sejam afetados por questões políticas.
“Acompanhamos a Caravana desde o início e sempre tivemos o cuidado de analisar o planejamento do Governo para garantir a assistência nos pós-operatórios porque se eles não são realizados, os riscos são grandes”, acrescentou Maria de Fátima.
Implantada em 2016, a Caravana da Transformação já teve 14 edições em diferentes microrregiões de saúde do estado. Segundo dados da administração estadual, até o momento, foram realizadas 66.409 cirurgias oftalmológicas, sendo 52.323 de catarata, que devolve a visão aos cidadãos.
Imprensa PSDB MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos