Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 25 de julho de 2018

"É hoje: mulheres negras marcham em defesa da democracia e do bem viver"

Para denunciar a situação precária de suas vidas, as mulheres negras marcham pelas ruas de Salvador e São Paulo nesta quarta-feira (25) - Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha - e no domingo (29) no Rio de Janeiro. Muitos eventos e manifestações vêm ocorrendo desde o dia 1º de julho para refletir sobre a necessidade de acabar a discriminação e a violência contra as mulheres. “Na conjuntura de retrocessos que vivemos é fundamental a mobilização das mulheres em defesa de seus direitos e de suas vidas”, afirma Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). “Principalmente as mulheres negras que estão na base da pirâmide social”, complementa Mônica Custódio, secretária da Igualdade Racial da CTB. “O racismo institucionalizado e o sexismo impedem que as negras tenham uma vida plena e sem medo”.
A marcha das baianas marca o ponto alto da 6ª Edição do Julho das Pretas, que lembra ainda o Dia Nacional de Tereza de Benguela, também comemorado em 25 de julho. Tereza viveu na no século 18 no Vale do Guaporé, no Mato Grosso e liderou o Quilombo de Quariterê após a morte de seu companheiro, José Piolho. Segundo documentos da época, o lugar abrigava aproximadamente 79 negros e 30 índios. Ela foi morta após ser capturada em 1770.
“Denunciamos a dupla discriminação que as negras sofrem e defendemos direitos iguais para todas e todos, pondo fim ao racismo e a todo tipo de discriminação”, diz Marilene Betros, secretária da Mulher da CTB-BA e de Políticas Educacionais da CTB.
A concentração para a Marcha das Mulheres Negras de Salvador começa às 13h, na Praça da Piedade e seguirá ao Terreiro de Jesus, onde será realizado o Ato Político Cultural Mulheres Negras Movem a Bahia, a partir das 17h.
São Paulo
As paulistanas levam a sua força às ruas de São Paulo com o tema “Por todas nós e pelo bem viver! Exigimos o fim da negligência e violência do Estado”. Gicélia Bitencourt, secretária da Mulher da CTB-SP, lembra que as estatísticas mostram que as mulheres negras ganham até 63% a menos que os homens brancos como atesta a ONG Women 20 Outreach Brazil.
marcha mulheres negras sp 2018“A nossa luta é para criarmos condições de vida melhores para todas as pessoas”, afirma Gicélia. “A nossa marcha deste ano serve também para mobilizar a sociedade para o Dia do Basta (10 de agosto) para barrar os retrocessos promovidos pelo governo golpista”.
A concentração acontece na Praça Roosevelt, centro da capital paulista, às 17h, com a participação do Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais e com forte presença da CTB.
“Precisamos vencer o golpe, elegendo mais mulheres, negros, representantes da classe trabalhadora e candidatos comprometidos com a juventude para construirmos o país dos nossos sonhos”, conclui Gicélia.
Rio de Janeiro
O tema das Marcha das Mulheres Negras na capital fluminense é “Pela vida do povo preto: mais mulheres negras no poder”. De acordo com Regina Souza, do Coletivo de Mulheres da CTB-RJ, “A intervenção militar trouxe uma preocupação a mais às mulheres negras porque a violência contra a juventude vem aumentando nas comunidades”.
Por isso, diz ela, o Fórum Estadual das Mulheres Negras do Rio de Janeiro com inúmeras entidades promete sacudir a “hipocrisia dos governantes que estão acabando com as conquistas sociais da população negra no Rio de Janeiro”. A concentração das cariocas ocorre às 10h no Posto 4 da Praia de Copacabana.
Sergipe
Os movimentos sociais e sindical de Sergipe vêm realizando atividades ao longo de julho. Nesta quarta-feira (25) acontece o lançamento do jornal “Vozes Diaspóricas”, das 17h às 22h na Praça General Valadão, no centro de Aracaju e na quinta-feira (26) e na sexta-feira o Coletivo Quilombo Ubuntu Teatro Negro se apresenta na sede do Abaô (Rua Reis Lima, 193- bairro Industrial – Aracaju).
Marcos Aurélio Ruy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos