Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 16 de julho de 2018

"E o medo se fez governo. A única esperança é Francisco." Entrevista com Gianni Vattimo

16-07-2018-papa-francisco-alegre-acenando_JeffreyBrunoAleteia.jpg“O meu sonho é uma Internacional papista de esquerda. E que aquele mundo submerso e amplo, cheio de pobres, de paixão e de fé, dê um passo à frente, se mostre e desarticule este terrível presente ocidental, esta melancólica descida aos infernos do racismo, com o medo que domina os nossos dias e se faz governo.” Gianni Vattimo não é só um filósofo, teórico refinado do chamado “pensamento fraco”, que virou moda e linguagem pop dos anos 1980, mas apaixonado histórico e perdido pela revolução possível, pela rebelião civil e fiel volitivo, convicto e combativo desde criança.
Tendo crescido na Ação Católica, fez a campanha eleitoral de 1953 pela Democracia Cristã. Tamanho era o ardor que ele acompanhava as velhinhas aos assentos, para lhes facilitar o caminho rumo ao símbolo da Libertas e da cruz na cruz. E, quando ele se encontrou no Ulivo em Gargonza, com o seu amigo Umberto Eco e com Romano Prodi, tentaram a sua comunhão de canto dedicada a Cristo e a Nossa Senhora. “Bianco padre che da Roma / ci sei luce, meta e guida / su ciascun di noi confida.” A experiência parlamentar com os Democratas de Esquerda, depois, encerrou o compromisso ativo e cotidiano na política.
Eis a entrevista
Professor, o senhor ama este papa, vê que ele é capaz de romper o equilíbrio mundial dominante, mas, nunca como neste tempo, a voz de Francisco parece perdida, desaparecida da cena.
O papa parece invisível. Efetivamente, ele pode parecer assim.
É como se a sua ação fosse ineficaz, as suas palavras, cobertas pelo ruído de um novo vocabulário que está conquistando o Ocidente.
É o medo que marca este tempo e é um sentimento que inunda as consciências, reduz a visibilidade da democracia e favorece aqueles que, em nome do medo, manipulam o seu sentido.
O senhor não parece entusiasmado com o governo da mudança (na Itália).
Mudança em quê? Eu me pergunto como se pode ser otimista, como não ver o retrocesso de todas as atitudes, até mesmo da mais ínfima, dentro do recinto de um medo que domina e confunde.
Os italianos erraram ao votar? Poderiam ter feito uma escolha melhor? O que perdemos?
Eu não sei o que perdemos, certamente não o Sol do futuro. Talvez, penso eu, a histeria racista teria se aplacado, e o fenômeno migratório teria sido governado com mais bom senso e raciocínio. Mas não é só um problema italiano. A natureza dessa nova dimensão é internacional e abrange as áreas mais avançadas da Europa, recolhe dos Estados Unidos o sentido da sua nova orientação. Hoje, é Trump quem guia os destinos.
Quanto durará este tempo que o senhor julga como tão mau?
Será equivalente ao tempo de uma legislatura. Mas não tenho uma convicção profunda e um pensamento claro que possam facilitar o olhar para o amanhã.
O senhor disse: este papa tirou a minha vergonha de ser católico.
É assim. Eu vejo nele uma personalidade capaz de promover a liberdade de um mundo ainda soterrado, oculto, irrelevante.
O papa telefonou para o senhor depois de ler seu último trabalho: Essere e dintorni [Ser e arredores].
A minha consideração por ele é absoluta.
Mas a Igreja, pelo menos a sua estrutura organizada, não parece ter sido alcançada pelo magistério do pontífice. São como dois mundos paralelos, que nunca se encontram.
A Igreja é um corpo grande, tem a sua burocracia, as suas misteriosas obstruções, os seus pecados. Mas o papa incide, eu espero que incida muito ainda.
Mas o papa, notamos antes, parece invisível, esmagado pelas palavras cruéis institucionalizadas, pelo novo vocabulário que governa a relação entre países e o cuidado com que se implementam as tentativas de sedar e defender a riqueza, o bem-estar, através de cercas e muros, locais de contenção. Nada mais está previsto.
Por isso, o meu profundo ceticismo sobre a mudança. Mas o que se quer mudar? Mas onde? Mas como?
A única esperança, portanto, vem do outro lado do oceano?
A única.
Mas é a luz fraca do desejo que o leva a imaginar finalmente que algo será subvertido.
A esperança continua sendo essa.
A felicidade desapareceu.
Você me pergunta se eu sou feliz? Eu deveria ser um tolo se lhe respondesse que sim.
O medo venceu, a revolução perdeu.
Realmente parece isso.
Resta a fé, a devoção.
A força das palavras deste papa.
Que agora, porém, parecem perdidas entre as ondas.
O meu sonho seria o de uma Internacional papista de esquerda.
A reportagem é de Antonello Caporale, publicada por Il Fatto Quotidiano e Caminho Político. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos