Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 24 de julho de 2018

"O nascimento de uma encíclica: documentos de preparação da Humanae Vitae, 50 anos depois, estão disponíveis"

Documentos nos Arquivos Secretos do Vaticano e na Congregação para a Doutrina da Fé provam que era um "mito" o beato Paulo VI ter estabelecido sozinho grande parte do texto de Humanae Vitae, a encíclica sobre amor matrimonial e o controle de natalidade de 1968.Em antecipação ao 50º aniversário da Encíclica, o Papa Francisco deu acesso especial aos arquivos ao Mons. Gilfredo Marengo, professor do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para Estudos sobre o Matrimônio e a Família. Os resultados de sua pesquisa foram publicados em italiano no início de julho, no livro “The Birth of an Encyclical: 'Humanae Vitae' in the Light of the Vatican Archives” (O Nascimento de uma Encíclica: ‘Humanae Vitae’ à luz dos Arquivos do Vaticano, em português). Em uma nota, Marengo disse que sua pesquisa revelou quatro fatos pouco conhecidos: 1) Paulo VI aprovou uma encíclica, De Nascendae Prolis ("Sobre o Nascimento de uma Criança"), no início de maio de 1968, mas foi convencido por tradutores da Secretaria de Estado do Vaticano de que ainda era preciso trabalhar sobre ela;
2) um novo projeto foi corrigido à mão por Paulo VI;
3) em várias ocasiões o futuro São João Paulo II mandou sugestões, incluindo uma extensa abordagem do tema, mas não há provas de que foram usadas em grande medida no documento final; e,
4) Paulo VI pediu aos 199 bispos do mundo no Sínodo dos Bispos de 1967 para que mandassem reflexões sobre o tema do controle da natalidade.
Marengo disse que a solicitação para os membros do Sínodo foi uma surpresa. Não está incluída em qualquer relatório sobre o Sínodo propriamente dito.
"A novidade sobre o desejo do Papa em consultar todos os membros da assembleia sinodal é muito importante", disse ele, "porque uma das acusações mais frequentemente repetidas após a publicação da Humanae Vitae foi de que o Papa decidiu agir sozinho, de maneira não colegial."
O Papa recebeu apenas 25 respostas no período entre 09 de outubro de 1967 e 31 de maio de 1968, disse Marengo. E, talvez mais surpreendente, desses, apenas sete bispos pediram que o papa reafirmasse o ensinamento da Igreja Católica contra o uso de contraceptivos.
As outras— incluindo uma resposta conjunta vinda dos Estados Unidos do cardeal Lawrence Shehan de Baltimore, cardeal John Krol de Filadélfia, arcebispo John Dearden de Detroit e o bispo John Wright de Pittsburgh — apresentavam abertura ao uso de métodos artificiais de controle da natalidade em algumas circunstâncias, no entanto, "nenhum deles diria que o uso da pílula é uma coisa boa", disse Marengo ao Catholic News Service.
O bispo Fulton J. Sheen de Rochester, Nova York e o cardeal Karol Wojtyla da Cracóvia, Polônia — futuro Papa João Paulo II — estavam entre os sete bispos que pediam pela reafirmação do ensino da Igreja de que o uso de contraceptivos era errado.
"O Papa nunca pensou em agir sozinho, em colocar a colegialidade do ministério petrino entre parênteses", escreveu Marengo.
Mas consultar não é a mesma coisa que colocar a voto. E não foram pedidas colaborações somente aos bispos. Muito tempo antes do Sínodo, e antes de Paulo VI ser eleito para liderar a Igreja, São João XXIII designou uma pequena comissão para estudar a questão da regulação da natalidade.
Paulo VI expandiu a comissão, que incluía vários casais. O trabalho da comissão terminou em 1966, com o vazamento de um relatório da maioria dos membros afirmando que a contracepção artificial não era intrinsecamente má; relatórios de minorias, insistindo que a contracepção era moralmente errada, vazaram em resposta.
Depois de ler os relatórios da comissão e da colaboração dos bispos, escreveu Marengo, Paulo VI "se viu numa situação que não era fácil. Seu julgamento tinha amadurecido, e ele se sentiu obrigado a expressá-lo em virtude do seu ministério apostólico, sabendo bem que ir nessa direção o colocaria numa distância previsível e dolorosa de setores da Igreja que não eram marginais."
Na verdade, menos de uma semana depois da Encíclica ser publicada, Paulo VI realizou uma audiência geral e falou sobre quão pesada a decisão era. "Nunca sentimos tão fortemente o peso do nosso cargo como neste caso", disse ele em 31 de julho de 1968. "Estudamos, lemos e discutimos como poderíamos; e também rezamos muito sobre isso."
Para Marengo, o processo de elaboração da Humanae Vitae não pode ser compreendido sem reconhecer as mudanças na Igreja desencadeadas pelo Concílio Vaticano II, incluindo o tema do matrimônio e da paternidade.
"Desde que foi reconhecida a 'paternidade responsável' como um valor em Gaudium et Spes — alterando de maneira fundamental a visão de matrimônio — a ideia de muitos era que isso requeria também uma mudança na moralidade sexual da Igreja", disse ele ao CNS.
"A dificuldade para o Papa Paulo VI foi como explicar que o uso de contraceptivos não era lícito à luz da afirmação sobre a paternidade responsável", disse.
A enfase da Encíclica sobre a "conexão inseparável" entre o "unitivo e o procriador" qualidades do amor matrimonial, disse, marcou uma mudança significativa no ensinamento da Igreja antes do Concílio Vaticano II; anteriormente, a Igreja ensinava que o objetivo principal do casamento era para procriação.O trabalho pessoal de Paulo na reescrita das "diretivas pastorais" da Encíclica também reflete o ensinamento do Concílio Vaticano II, disse ele. Anteriormente, "a tarefa magistral era explicar, e a tarefa pastoral era fazer as pessoas aceitarem."
"’Você deve obedecer’ era a clássica abordagem pastoral", disse Marengo.
Mas, disse ele, "Paulo VI quebrou esse esquema, dizendo 'Eu vou explicar o ensinamento e se você tentar compreendê-lo, verá que ele é verdade e o que é melhor para você'."
A reportagem é de Cindy Wooden, publicada por Catholic News Service e Caminho Político. A tradução é de Victor D. Thiesen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos