Nas comissões, as propostas são aprimoradas, ajustadas, modificadas, muitas vezes com a ajuda da população, chamada a participar por meio de audiências públicas. Os deputados também ouvem especialistas nos mais variados assuntos, entidades de classe e membros da sociedade civil organizada. Antes que estas propostas cheguem ao plenário e sejam aprovadas, ou não, elas passam por diversas comissões.
Outra responsabilidade de um deputado federal é a de fiscalizar o Governo, verificando se as leis aprovadas estão sendo cumpridas. A mais importante é a que estabelece o Orçamento Geral da União, que, com base no que o País irá arrecadar ao longo do ano com impostos e contribuições, define onde serão gastos os recursos. Quando alguma área deixa de ser atendida, lá está, ou deveria estar, o deputado, cobrando o cumprimento da legislação, cobrando que o dinheiro seja aplicado na Saúde, Educação, Segurança e tantas outras áreas.
Além disso, cabe ao deputado indicar onde parte destes recursos será aplicada, com as chamadas emendas. Por exemplo, digamos que um município tenha uma escola com uma quadra que precise de reformas. No orçamento do município – aprovado pelos vereadores – não há dinheiro para que isso aconteça. Então, o deputado indica esta emenda no orçamento federal e, se isso é aprovado, os recursos são enviados para que o município consiga fazer a obra.
Entendeu o papel de um deputado federal? Se a gente quer mudanças no Brasil, o caminho da mudança passa por Brasília, pelo Congresso Nacional. E a escolha de um deputado federal como seu representante é o primeiro passo para esta mudança. É hora de mostrar a força da nossa gente!
Antônio Carlos Paz, Administrador e ex-secretário do Gabinete de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário