Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 30 de julho de 2018

"Os ecos de 1989 na eleição de 2018"

Brasilien Luiz Inacio Lula da Silva während der Präsidentschafts-Kampagne (picture-alliance/dpa/R. Gostoli)Um pleito em meio à crise, com candidaturas pulverizadas e que parece ter um desfecho imprevisível a poucos meses do fim. O Brasil que vai às urnas neste ano evoca o cenário de quase três décadas atrás. Um governo impopular e uma crise econômica. Uma profusão de candidatos à Presidência se apresenta. Há uma busca infrutífera por outsiders. Parte do eleitorado se deixa encantar por populistas. O desfecho da eleição parece imprevisível. Não se trata de 2018, mas 1989, quando os brasileiros foram às urnas escolher diretamente seu presidente pela primeira vez após 29 anos. Desde o ano passado, os ecos de 1989 parecem rondar o pleito de 2018. Além da crise econômica e da rejeição ao governo, dois dos principais personagens de 1989 anunciaram que pretendem voltar a concorrer: Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor.
Lula, no entanto, segue preso e vê suas chances inviabilizadas por causa da Lei da Ficha Limpa. Já a candidatura de Collor não está sendo levada a sério por analistas.
Mas se Lula e Collor não devem dominar o pleito como ocorreu em 1989, o comportamento de outros pré-candidatos e a conjuntura evocam o cenário de quase três décadas atrás.
Eleição em meio à crise
Em 1989, a economia brasileira via mais um plano do governo para conter a inflação fracassar. O então presidente José Sarney (PMDB) determinou o congelamento de preços e criou uma nova moeda, o Cruzado Novo. Em 1988, a inflação foi de 1.037%. No ano seguinte, com o fracasso do Plano Verão, a inflação acumulada chegou a 1.782%.
Em 2018, embora a inflação seja bem mais baixa (os cálculos mais recentes preveem uma taxa de 4,17% para este ano), o país sofre com os efeitos de uma recessão. Previsões apontam que o crescimento não deve passar de 1,8%. A taxa de desemprego em maio alcançou 12,6% e atinge 13,2 milhões de pessoas. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o país só deve recuperar o PIB anterior ao da crise a partir de 2020.
Um governo impopular
Em 1989, Sarney havia chegado ao fundo do poço da sua popularidade. Em julho daquele ano, só contava com a aprovação de 7% da população. A impopularidade de Sarney só foi superada mais de duas décadas depois, pelo atual presidente Michel Temer (MDB), que no final de junho tinha aprovação de apenas 4%.
Nenhum candidato em 1989 quis associar sua imagem a Sarney, nem mesmo o postulante do seu partido, o deputado Ulysses Guimarães, que repetiu ao longo da campanha que não palpitava no governo. Outros candidatos atacaram Sarney repetidamente.
Hoje, o candidato oficial de Temer à sucessão, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, embora não rejeite abertamente o presidente, tem preferido propagandear sua atuação anterior como presidente do Banco Central no governo Lula.
Já o candidato Geraldo Alckmin, filiado ao PSDB, partido que fez oficialmente parte da base do governo Temer até o ano passado, também evita se associar publicamente com o Planalto. Em junho, Alckmin disse que "falta legitimidade" para o governo Temer.
Candidaturas pulverizadas
A eleição de 1989 se notabilizou por ser a primeira corrida presidencial direta desde o fim do regime militar, mas também pela quantidade de candidatos nas cédulas: 22, número nunca ultrapassado em eleições posteriores. Destes, pelo menos oito se lançaram por partidos bem estruturados ou apareciam bem posicionados em pesquisas.
Nos pleitos seguintes, o número de postulantes despencou e passou a vigorar uma polarização entre PSDB e PT, com apenas algum terceiro candidato ocasional alcançando um desempenho relevante.
Em maio de 2018, o número de presidenciáveis parecia sinalizar que o recorde de 1989 seria igualado. Algumas desistências reduziram esse número, mas no final de julho ainda havia 19 pré-candidatos no páreo – maior número desde 1989 –, entre eles, sete que são filiados a partidos estruturados ou que já conseguiram projetar seus nomes nacionalmente.
Esquerda fragmentada
Em 1989, Lula disputava a hegemonia da esquerda com o PDT de Leonel Brizola. O petista conseguiu atrair para sua candidatura o apoio do PSB e PCdoB, então siglas de tamanho modesto. A esquerda ficou dividida entre as candidaturas de Lula, Brizola, Roberto Freire (PCB) e Fernando Gabeira (PV).
No pleito de 2018, a esquerda aparece mais uma vez fragmentada, e a disputa entre PDT e PT está se repetindo, por enquanto. Desta vez, entre o candidato Lula ou um substituto e Ciro Gomes, que já disse buscar referências nas ideias de Brizola. O PC do B também lançou Manuela D'ávila, e o PSOL apresentou Guilherme Boulos.
Um populista na liderança
No momento, Jair Bolsonaro (PSL), um político que propagandeia ser contra o sistema – apesar de estar cumprindo seu sétimo mandato na Câmara – aparece no topo das pesquisas (na ausência de Lula), com até 19% dos votos. Em 1989, Collor já havia sido deputado, prefeito e governador, mas se apresentou como "o novo", investiu em promessas populistas e num discurso anti-establishment, passando a dominar as pesquisas.
Assim como Bolsonaro, Collor disputou a Presidência por uma sigla nanica, o PRN. O discurso de Bolsonaro, no entanto, também guarda semelhanças com outro candidato de 1989, o médico Enéas Carneiro (do antigo Prona), que pregava uma agenda nacionalista e ultraconservadora.
Com Collor assumindo a liderança meses antes do pleito de 1989, analistas passaram a se perguntar se sua candidatura não desidrataria. Em 2018, são comuns as especulações sobre se a campanha de Bolsonaro vai perder força.
Um 2° turno embaralhado
Collor, de fato, acabou desidratando razoavelmente na reta final do 1° turno – caiu de 40% para 26% em dois meses. Mas isso não foi o suficiente para deixá-lo de fora da segunda rodada. A imprevisibilidade ficou por conta de quem seria seu adversário: Lula ou Brizola? A pouco menos de três meses da eleição de 1989, Brizola, que tinha 14%, era o principal adversário de Collor. Lula tinha apenas 5% e estava empatado com Mário Covas (PSDB).
O início do horário eleitoral na TV, no entanto, vitaminou Lula. Na véspera do pleito, Lula tinha 15%, contra 14% de Brizola e 11% de Covas.
Em 2018, Lula e Bolsonaro aparecem como os favoritos para o segundo turno. No entanto, com Lula virtualmente inelegível, o cenário que se desenha por enquanto tem Bolsonaro no segundo turno aguardando a definição de um adversário.
Marina Silva (Rede) aparece como a mais bem posicionada, mas a falta de dinheiro, de tempo de TV e de estrutura do seu partido devem impor dificuldades para sua campanha. Já Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin ainda não decolaram nas pesquisas. Resta ainda saber se o PT vai indicar um substituto para Lula que seja competitivo.
O candidato com a maior máquina não cresce
Em 1989, o candidato Ulysses Guimarães contava com a maior sigla – o PMDB havia eleito em 1986 mais de 250 deputados. O tamanho da sigla garantiu 22 minutos diários no horário eleitoral.
Mas Ulysses chegou ao pleito sem o mesmo prestígio de outrora e ainda sofreu desgaste por causa da associação da sua candidatura com o impopular Sarney.
No final, Ulysses terminou em sexto lugar, com 4,83% dos votos. Algo semelhante aconteceu com o ex-vice-presidente Aureliano Chaves (então no antigo PFL), que contava com mais de cem deputados na Câmara e 16 minutos diários na TV, mas que terminou em oitavo, com apenas 600 mil votos.
Em 2018, o ex-governador Geraldo Alckmin por enquanto saiu na frente na formação de alianças ao fechar acordos com o PP, PR e DEM, além de contar com uma das maiores fatias do fundo eleitoral. Sua campanha deve contar com mais da metade do tempo diário de campanha na TV.
Alckmin ainda conta com a exposição que o governo de São Paulo lhe deu nos últimos anos. Mas mesmo assim sua campanha vem patinando nas pesquisas. Nos melhores cenários, ele ainda aparece com 6% das intenções de voto.
A procura pelo outsider
Em 1989, o anúncio da candidatura do apresentador de TV Silvio Santos à Presidência duas semanas antes do pleito – por um sigla nanica, o PMB – ameaçou virar de cabeça para baixo a corrida eleitoral.
Pesquisas apontaram que ele automaticamente passaria para o segundo lugar, prejudicando principalmente a campanha de Collor. No final, sua candidatura foi inviabilizada poucos dias antes do pleito, quando o PMB foi cassado pela Justiça Eleitoral por ter o registro irregular.
Em 2018, o apresentador Luciano Huck foi encorajado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a se candidatar. Pesquisas eleitorais apontaram que ele largaria com pelo menos 6% ou 8%. Mas Huck também se deparou com as dificuldades e, em fevereiro, anunciou que estava definitivamente fora.
Depois de Huck, foi a vez de o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa ser considerado o outsider da vez. Após se filiar ao PSB, seu nome apareceu com até 10% das intenções. Mas Barbosa acabou desistindo, alegando razões pessoais.
No final, como ocorreu em 1989, a eleição atual deve ser dominada por membros do establishment político.
Jean-Philip Struck/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos