Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

ABAV EXPO 2018 Conecta

ABAV EXPO 2018 Conecta
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Portão 1 - Santana, São Paulo - SP E-mail: visit@abavexpo.com.br

segunda-feira, 16 de julho de 2018

"Parlamento municipal entra em recesso regimental nesta segunda-feira"

A Câmara Municipal de Cuiabá entra em recesso parlamentar a partir desta segunda-feira (16), mas os serviços internos administrativos permanecem ativos. Os períodos de recesso estão previstos no artigo 18 do Regimento Interno, obedecendo ao que preconiza a Constituição Federal que autoriza a suspensão dos trabalhos legislativos no seu artigo 57, distinguindo dois períodos para o regular funcionamento dos parlamentos. Kátia Almeida, consultora legislativa da Câmara dos Deputados, apresentou estudo que comprova que o recesso parlamentar é instituído no regimento de quase todos os países, sejam europeus ou latino-americanos.

Em matéria publicada no site do Senado, a consultora sustenta que em regra as sessões legislativas são mais longas no Brasil, do que nos outros países da América Latina. E mesmo países europeus optam por recessos mais longos do que o brasileiro. “Na França, por exemplo, o parlamento trabalha em duas sessões, com duração de 80 e 90 dias”, esclarece a pesquisadora.
O presidente Justino Malheiros (PV) argumenta que o recesso é necessário devido ao desgaste que a atividade política provoca. “Particularmente este ano tivemos muitos debates acalorados, isso gera um alto nível de estresse, é natural. Por isso precisamos de um descanso para repor as energias.”
A Emenda Constitucional 50, de 2006, regulamentou os períodos de recesso atuais. Antes da emenda o recesso somava 90 dias, atualmente não ultrapassam 52 dias. Vale ressaltar contudo que apenas os parlamentar entram em férias, os serviços administrativos da Câmara permanecem funcionando no horário normal, das 7:30 às 13:30.
Texto do artigo 18 do Regimento Interno da Câmara Municipal
Art. 18. A Câmara Municipal reunir-se-á, anualmente, de 02 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro de cada ano, quando se encerrará a Sessão Legislativa.
§ 1º A Sessão Legislativa Ordinária não será interrompida sem a aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, o qual deverá ser precedido necessariamente de Audiência Pública para discutir o Orçamento Municipal por meio da participação popular.
§ 2º Ressalvado o disposto no parágrafo anterior, o funcionamento da Câmara, fora dos períodos referidos no caput deste artigo, será considerado extraordinário.
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário