Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 21 de julho de 2018

"Projeto anula decreto que definiu normas para venda de ativos da Petrobras"

Sessão Extraordinária - Deputado Paulo Pimenta - PT / RSA Câmara dos Deputados vai analisar o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 924/18, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que anula o decreto presidencial que definiu as normas para vendas de campos e blocos exploratórios da Petrobras (Decreto 9.355/18).
O decreto, de abril passado, faz parte do plano de desinvestimentos da estatal, uma política de reestruturação patrimonial – com venda de refinarias e campos de produção, entre outros bens – destinada a arrecadar recursos para reduzir o endividamento da companhia. Para este ano, a meta é conseguir 21 bilhões de dólares com venda de ativos.

Para o deputado Paulo Pimenta, o decreto ultrapassa os limites constitucionais do poder regulamentar do governo. Entre os problemas apontados pelo parlamentar está a ausência de autorização, em lei, para a Petrobras se desfazer de participação mínima em empreendimentos. Ele também argumenta que a venda de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural deveria ocorrer por meio de licitação, que não é prevista no decreto.
“A administração pública indireta, em que se inserem as empresas estatais, deve obedecer aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A necessidade geral de licitar é imprescindível nesse sentido”, disse Pimenta.
O projeto leva a assinatura de mais oito deputados do PT: Arlindo Chinaglia (SP), Carlos Zarattini (SP), Henrique Fontana (RS), Erika Kokay (DF), Luiz Sérgio (RJ), Nelson Pellegrino (BA), Patrus Ananias (MG) e Wadih Damous (RJ).
Tramitação
Antes de ir ao Plenário, o PDC 924/18 será analisado pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Janary Júnior
Edição – Wilson Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário