Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 31 de julho de 2018

"Propaganda de O Boticário com família negra faz a casa grande surtar de ódio; confira"

A nova propaganda de O Boticário repercute. Criada pela AlmapBBDO, causa repercussão por ser protagonizada por uma família negra. Por isso, causou frisson e o ódio e o racismo afloraram nas redes sociais. Incomodada, a internauta Dilma Sena escreveu: “Pouco criativa e racista. Vamos misturar essa família aí”. Já a pessoa que assina como Lonely Wolf é mais contundente. “Me tire uma dúvida O Boticário só fabrica perfumes pra afros?”, pergunta. “Acho que estou usando a marca errada. Uma vez que o público alvo da empresa são os afros, a partir de agora vou usar os importados”. “A presença de negros na publicidade brasileira é ínfima. Aí quando surge uma única propaganda com uma família negra a gritaria é geral, porque a casa grande surta”, diz Mônica Custódio, secretária de Igualdade Racial da CTB.
“O Boticário decidiu fazer uma campanha de Dia dos Pais com uma família negra, o vídeo recebeu cerca de 11 mil dislikes (até agora), e comentários reclamando da falta de ‘diversidade’. E ainda há quem diga que racismo não existe e é coisa da nossa cabeça”, escreve em seu Twitter, Alexandre (@Iexandre).
Confira a propaganda sobre o Dia dos Pais 

Gabriela Magalhães também tuita que “a branquitude não está preparada para não ser o centro da atenção. Basta uma campanha com uma família negra, para os brancos discriminados (KAKAKAKAK até na ironia é engraçado) falarem da tal DIVERSIDADE. Então, quando não aparecia nenhum negro na mídia e as propagandas eram TODAS compostas por GENTE BRANCA, vocês oprimidos que sofrem racismo reverso (KAKAKAKA) não cobraram diversidade, né? HIPÓCRITAS”.
“Apesar de a população negra ser mais de 54% da população, como mostra o IBGE, ainda somos inviabilizados pela publicidade, numa das mais incisivas representações do racismo tupiniquim”, afirma Mônica.
Para Alexandra Loras, ex-consulesa da França em São Paulo, “o Brasil é o país mais racista do mundo”. A cetebista concorda com ela e cita a reação contundente contra a única propaganda já feita com uma família negra no Brasil.
“A ausência de negras e negros na publicidade e na programação televisiva é uma estratégia para esconder a herança africana na formação da nação brasileira”, acentua Mônica. “Essa reação visceral joga por terra o decantado mito da democracia racial”.
Para a sindicalista, “a sociedade não enxerga a população negra fora dos lugares determinados por ela. Quando aparecem negras e negros nos espaços que não nos querem, a população branca se sente ameaçada e reage dessa forma”. Ela lembra ainda que há pouco tempo a União de Negras e Negros pela Igualdade questionou a TV Globo por não conter atrizes e atores negros em novela que se passa em Salvador, a cidade com maior população negra do país.
Por isso, “é tarefa primordial do movimento sindical, dos partidos políticos progressistas e dos movimentos sociais é combater o racismo de todas as formas para construirmos uma civilização sem preconceitos”, conclui.
Marcos Aurélio Ruy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos