Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

"AS POSSIBILIDADES DA NANOTECNOLOGIA PARA A AGRICULTURA DE MATO GROSSO"

De acordo com projeções das Organizações das Nações Unidas (ONU), a população mundial será de cerca de 9,8 bilhões no ano de 2.050. Neste cenário futuro, a Organização para Agricultura e Alimentos da ONU (FAO/ONU) estima que a produção de alimentos deverá aumentar70%. A produção de grãos e de carne deverá crescer mais rapidamente do que se observa atualmente, em parte pela mudança do poder aquisitivo das populações de países em desenvolvimento. (http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/en/c/901168/). Estes dados indicam a necessidade do aumento das atividades no campo e significa oportunidade de crescimento econômico e manutenção da posição estratégica do Brasil e, especialmente do Estado de Mato Grosso, no mercado global de commodities.
Portanto, numa perspectiva míope, típica de sociedades desprovidas de conhecimento e domínio tecnológico, o agronegócio no Estado de Mato Grosso está com o futuro garantido. Parece não haver risco nenhum. Porém, um dos desafios é que este setor seja sustentável sob os pontos de vista econômico e ambiental. Atualmente, a elevada produtividade das lavouras só é alcançada com extensa aplicação de agroquímicos, mesmo sob condições climáticas favoráveis. Neste modelo, parece não haver alternativa aos produtores, pois a demanda por alimentos é real e, ao mesmo tempo, atendê-la requer a seleção de cultivares específicos e o uso de grandes quantidades de corretivos de solos, fertilizantes e pesticidas, além do aumento de área, vindo na maioria das vezes de desmatamentos irregulares. Este complexo paradigma causa enorme pressão sobre o setor, já que a sociedade anseia por alimentos em quantidade crescente e exige alimentos saudáveis e seguros com conservação ambiental. Qual a solução para esta equação? Só existe uma: INVESTIMENTO + EDUCAÇÃO + CONHECIMENTO CIENTÍFICO + INOVAÇÃO TECNOLÓGICA = AGRICULTURA SUSTENTÁVEL.
Nas últimas décadas o domínio da biotecnologia trouxe muitas contribuições. No entanto, está claro que novas tecnologias devem ser incorporadas. O risco de esgotamento dos recursos naturais, energia e a contaminação do meio ambiente por pesticidas, mantém a comunidade científica na busca por romper com o paradigma atual no campo. É urgente produzir alimentos com insumos agrícolas mais eficientes e seguros para o meio ambiente.
Neste contexto, o surgimento da nanociência trouxe novo fôlego e lança possibilidades de contribuições significativaspara a atividade agricultura com o mínimo de impacto possível. Na nanociência, a matéria é controlada em escala diminuta e os materiais, produtos, formulações químicas, pesticidas, fertilizantes e agroquímicos em geral, podem se comportar de forma muito mais eficiente do quê os convencionais, comercializados atualmente.
A corrida pelo desenvolvimento da nanotecnologia na agricultura está a passos largos e alguns caminhos estão sendo apontados. Por exemplo, a formulação de nanopesticidas para liberação controlada de moléculas ativas tem sido apontada como uma estratégia promissora para reduzir o número de aplicações nas lavouras e minimizar o impacto ambiental em culturas de larga escala. Em outra frente, os nanofertilizantes podem contribuir muito para reduzir a quantidade de insumos utilizados atualmente nas culturas de larga escala, como soja, milho e algodão, as mais importantes no estado de Mato Grosso.
Estas e outras questões, na vanguarda do conhecimento, serão apresentadas e debatidas no I Seminário Mato-grossense de Nanotecnologia na Agricultura (I MT-NanoAgro), que irá reunir especialistas nacionais para semear ideias sobre os impactos da nanotecnologia na agricultura, considerando-se questões estratégicas relacionadas ao aumento de produtividade, preservação ambiental, PD&I, legislação e formação de recursos humanos qualificados para atuação no setor, de vital importância para o estado de Mato Grosso. O I MT-NanoAgro será nesta terça-feira (7/8/2018), no Teatro Zulmira Canavarros da ALMT, e é uma ação conjunta da Universidade Federal e Mato Grosso e da Frente Parlamentar do Agronegócio da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.redemtnanoagro.com.br.
Ailton José Terezo é professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos