A MAIOR FEIRA DE MATO GROSSO PARA SUPERMERCADOS, PADARIAS E HOTÉIS.

A MAIOR FEIRA DE MATO GROSSO PARA SUPERMERCADOS, PADARIAS E HOTÉIS.
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 2.368 - Sala 104 Bosque da Saúde - Cuiabá-MT - 78050-000 comercial@expovarejo.com.br | Fone: (65) 3057-5200

Iguá Saneamento

Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

ABAV EXPO 2018 Conecta

ABAV EXPO 2018 Conecta
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Portão 1 - Santana, São Paulo - SP E-mail: visit@abavexpo.com.br

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

"Funcionário perfeito? Não tem!

Há muito tempo, empresas têm estruturado setores de RH em busca de profissionais mais qualificados. Nessa busca pelo melhor candidato, a lista de exigência só cresce: cursos, faculdades, conhecimentos de sistemas e planilhas contribuem para compor o perfil do candidato perfeito. Sem falar nas exigências de habilidades e competências comportamentais, como: proatividade, comprometimento, dinamismo, relacionamento interpessoal... Esses são alguns itens comuns na imensa lista de habilidades desejáveis ou mesmo exigidas para muitos cargos. Mas o candidato “perfeito” não existe. Isso por que o “perfeito” para uma empresa é diferente da outra empresa, simplesmente por que são empresa diferentes, geridas por pessoas diferentes, com valores, estratégias e objetivos diferentes.

Atuando há 14 anos no setor de Recursos Humanos, presenciei por diversas vezes a expectativa de gerentes quando conseguiam ‘tirar’ um excelente profissional da concorrência... Os olhos brilhavam com a sensação da vitória, e ao passar dos meses quando percebia que até o perfeito tem falhas, tem dificuldades e que necessita de acompanhamento para conhecer e se aculturar à nova realidade, vinha muitas vezes a frustração que na maioria das vezes resultava na demissão.
Por isso sugiro que os empreendedores deixem um pouco de lado esse ‘rótulos do perfil perfeito’ e primeiro busquem compreender a essência das suas empresas. Quais são seus valores? Como é a equipe de trabalho que essa pessoa irá trabalhar? Quais habilidades essa equipe precisa ser fortalecida? O processo seletivo necessita, antes de tudo, do olhar para dentro, olhar se possível com uma lupa, para compreender o que tenho aqui dentro (equipe atual), onde quero chegar (estratégia empresarial) e assim buscar um profissional que tenha as competências comportamentais mais apropriadas, mas principalmente que os seus valores sejam coerentes e consistentes com o da empresa. Sempre com a clareza de saber que estamos contratando seres humanos, com falhas e dificuldades e que temos que estar prontos para dar o suporte necessário para desenvolver esse profissional.
A perfeição não existe para ninguém. Saber que temos que estar atentos às necessidades dos nossos colaboradores novos ou não, é o que faz uma empresa ter grandes profissionais. Então antes de sair procurando o candidato perfeito, olhe para dentro e descubra mais sobre você e sua empresa.
Marcela Marques Vargas Neves é Psicóloga, Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Email: marcela@grandy.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário