Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 12 de agosto de 2018

"O desafio da reforma tributária solidária"

O Brasil é o caso de um país profundamente desigual com um sistema tributário altamente regressivo. A compreensão das causas estruturais dessa situação é fundamental para a reflexão sobre as transformações econômicas e sociais necessárias para recolocar o país em uma trajetória de desenvolvimento. Os impostos que todos pagamos financiam: as políticas sociais relativas à saúde, educação, assistência social, previdência, segurança, entre tantas outras; os investimentos públicos na infraestrutura econômica e produtiva, como estradas, ferrovias, portos, aeroportos, energia, rede de internet; os gastos das prefeituras, dos governos dos estados e da União, do Legislativo e do Judiciário; a estruturação de empresas; e a prestação de todos os serviços públicos.
Os impostos são gerados a partir das atividades produtivas e do consumo, dos salários recebidos pelos trabalhadores, dos lucros auferidos pelas empresas, da renda dos empresários e dos demais rendimentos. Impostos são recolhidos com base na propriedade, na compra e venda de bens (casa, automóvel, etc), no uso de serviços e na transmissão de herança ou alienação de patrimônio.
Para que ocorra o recolhimento dos impostos, se definem regras — quem paga, quanto, sobre que fato gerador: salário, lucro, compra, venda, herança - e se organiza a estrutura do sistema tributário. A história mostra que os diversos países montaram diferentes sistemas tributários, que se caracterizam, basicamente, por serem progressivos - nos quais os ricos pagam mais impostos que os pobres — ou regressivos, nos quais os pobres pagam mais impostos que os ricos.
O Brasil é o caso de um país profundamente desigual com um sistema tributário altamente regressivo. A compreensão das causas estruturais dessa situação é fundamental para a reflexão sobre as transformações econômicas e sociais necessárias para recolocar o país em uma trajetória de desenvolvimento.
Uma iniciativa muito importante da Anfip — Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil e da Fenafisco — Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, que contou com a colaboração do Dieese, resultou na produção de um amplo e profundo estudo sobre o sistema tributário brasileiro. O estudo completo, que mobilizou mais de 40 especialistas coordenados pelo economista Eduardo Fagnani, está integralmente disponível (www.fenafisco.org.br ou www.anfip.org.br).
O trabalho contém diversas informações e análises profundas sobre um vasto leque de questões relacionadas ao sistema tributário brasileiro, além de indicar oito diretrizes para uma reforma tributária solidária, que deve:
1) ser pensada na perspectiva do desenvolvimento;
2) ser adequada ao propósito de fortalecer o Estado de bem-estar social em função do seu potencial como instrumento de redução das desigualdades sociais e promotor do desenvolvimento nacional;
3) avançar no sentido de promover a sua progressividade pela ampliação da tributação direta;
4) avançar no sentido de promover a sua progressividades pela redução da tributação indireta;
5) reestabelecer as bases do equilíbrio federativo;
6) considerar a tributação ambiental;
7) aperfeiçoar a tributação sobre o comércio internacional; e
8) fomentar ações que resultem no aumento das receitas, sem aumentar a carga tributária.
Essas diretrizes serão desdobradas em propostas sobre as quais os especialistas estão trabalhando e que serão divulgadas pelas entidades envolvidas em agosto próximo. Trata-se de um primoroso trabalho que subsidiará o processo eleitoral em curso, no qual, espera-se, a nação eleja candidatos compromissados com a reforma tributária solidária, transformação necessária para promover o nosso desenvolvimento.
Clemente Ganz Lúcio* é sociólogo, diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos