Avaliações nacionais mostram desempenho positivo de Mato Grosso nos rankings da segurança pública, educação, estradas, transparência e no combate à corrupção. Hoje, o Estado é o 2º que mais investe em segurança, tem o 2º maior salário dos professores do país, está em 2º na criação de instrumentos para combater a corrupção, é um dos poucos que estancou o aumento da extrema pobreza e está em 3º na qualidade das rodovias. Candidato à reeleição, o governador Pedro Taques (PSDB) avaliou que os resultados são fruto de um intenso trabalho de reorganização da máquina que contou com planejamento e gestão. “Estamos prontos para seguir em frente, melhorando a vida das pessoas. Estamos muito otimistas”, afirmou o tucano.
No quesito combate à corrupção, Mato Grosso é o segundo Estado que mais aplica a lei Anticorrupção (Lei Federal nº 12.846/2013). Na gestão Taques, o Estado abriu 20 processos de responsabilização. Em número de pessoas jurídicas processadas, Mato Grosso aparece também na segunda colocação, com 58 empresas investigadas. Os dados são de uma pesquisa divulgada na última semana pela LEC Community, a maior comunidade na América Latina destinada ao estudo e debate sobre compliance e legislações anticorrupção, de prevenção à lavagem de dinheiro.
“A gestão passada foi campeã no quesito contrário, roubaram até tapete do Palácio. A Justiça estima e já houve confissão que mais de R$ 1 bilhão foram roubados. Agora, nossa gestão atuou firmemente para virar essa página da nossa história”, observou Taques.
Para melhorar as estradas, o Governo atuou no programa Pró-Estradas, que construiu e reconstruiu 2.600 km de rodovias. O reconhecimento veio da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) que elevou a avaliação da qualidade das estradas de Mato Grosso. “Mesmo sem novos recursos, trabalhamos para superar as metas de construção de estradas. A gestão passada fez 890 km de estradas em quatro anos. Nós fizemos quase três vezes mais em três anos e meio. Estávamos na última colocação do Centro-Oeste e já somos o primeiro do Centro-Oeste e um dos maiores do Brasil”, afirmou Pedro Taques.
O governador seguiu ressaltando os dados na educação. Antes, Mato Grosso figurava entre os últimos (26º) na lista do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Agora, o MEC deve divulgar os dados aferidos no ano passado que devem apresentar uma melhora de Mato Grosso. “Esperamos que o Estado fique entre a 10º e a 15° posição”, disse.
Ainda segundo o governador, também houve melhoria salarial. “Cumprimos a Lei Complementar 510/2013 e pagamos todos os RGAs. A Revista Escola Nova já disse que Mato Grosso tem um dos maiores salários dos professores do país. Chegaremos no final do ano pagando o maior salário do Brasil”, comentou.
Já na transparência, o governador lembrou que desde de 2015 o Estado figura entre as Unidades de Federação mais transparentes do país. “Criamos um novo Portal Transparência, muito mais intuitivo, também criamos o site Mira Cidadão que mostra tudo o que o Estado pagou e para quem. Isso estimulou o controle social, um instrumento muito importante na democracia”, comentou.
Na Segurança pública, Pedro Taques também ressaltou os investimentos no setor e o chamamento de 3663 homens e mulheres para as forças de segurança, que fizeram os índices de homicídios despencaram. “Mato Grosso registrava 39 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes em 2014. Em 2017, em razão dos investimentos e do trabalho duro, o índice caiu para 28/100 mil, mostra o Anuário da Violência. Estamos no caminho certo para a construção da cultura de paz”, disse.
Por fim, Pedro falou ainda do combate à extrema pobreza. Em razão do programa Pró-Família, o governo conseguiu estancar o viés de crescimento da extrema pobreza. “O Ipea mostra que houve uma elevação da extrema pobreza no Brasil em razão da crise econômica. Em Mato Grosso, os dados mostram que isso não aconteceu. Graças ao nosso esforço, estamos reduzindo a extrema pobreza em razão principalmente do Pró-família e da geração de empregos em Mato Grosso”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário