Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

"ELEIÇÕES 2018: Representantes do Judiciário mato-grossense se reúnem com candidatos ao governo"


A Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) recebeu, nesta segunda-feira (10.09), em Cuiabá, o candidato ao Governo de Mato Grosso Wellington Fagundes (PR). A intenção dos representantes da Amam é de fazer a reunião com todos os candidatos. O próximo convidado é Mauro Mendes (DEM). Na sequência, será a vez do governador Pedro Taques (PSDB), candidato à reeleição. De acordo com o presidente da Amam, José Arimatéa Neves Costa, diferente do que foi divulgado recentemente para a imprensa, a entidade não está promovendo campanhas para nenhum candidato. “Pelo contrário, estamos cumprindo nosso papel social e abrindo as portas para todos eles. Isto, para ouvir cada um. Algo que iremos fazer. Em relação ao Wellington Fagundes, destacamos – sim – algumas ações favoráveis ao interesse da magistratura, como poderemos destacar de outros candidatos”, comenta. Na sede da Amam, Fagundes apresentou propostas e plano de governo, esclareceu dúvidas e respondeu a perguntas dos magistrados e de representantes do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso (Sindojus-MT), Sindicato dos Analistas Judiciários do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso (Sinaj) e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat).
Na reunião, que contou com a presença do candidato ao Senado Adilton Sachetti (PRB), também entraram em pauta assuntos de interesse do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Conforme explica o presidente da Amam, foram levados ao conhecimento dos candidatos as necessidades e dificuldades do Judiciário, no que diz respeito às questões orçamentárias e financeiras, bem como acerca da falta de uma relação fiduciária entre os poderes constituídos – em especial, os atrasos nos repasses de duodécimos e demais verbas pertencentes por lei ao Poder Judiciário.
Tanto a Constituição da República quanto a de Mato Grosso determinam que o duodécimo seja usado pelas instituições públicas e pelos Poderes para a compra de equipamentos, material de trabalho, pagamento da folha salarial e outras despesas. O repasse é dividido em 12 vezes e cada instituição tem o direito garantido na Lei Orçamentária Anual (LOA) de receber uma porcentagem da receita corrente líquida do Estado. Para o Poder Judiciário, o valor destinado é de 7,7%.
“Nossas preocupações foram bem recebidas por Fagundes, que afirmou que seu governo será, acima de tudo, de muito diálogo com os Poderes e de busca de confiança mútua na relação institucional. Isto, com ampla transparência sobre as finanças do Estado, de modo a serem cumpridos todo e qualquer compromisso assumidos com os poderes”, destaca.
PANORAMA – Arimatéa relembra que, à época deputado federal, o atual candidato ao governo foi autor da PEC 187/2012, que prevê eleições diretas para presidência dos Tribunais. Segundo a proposta, permite-se a participação de todos os magistrados vitalícios [aqueles com mais de dois anos de exercício] que estejam em atividade na eleição. O mandato seria de dois anos, permitida uma recondução.
"Essa pauta há anos é prioridade do associativismo da magistratura", ressalta o presidente da Amam. Atualmente, a eleição da direção dos tribunais é tratada pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lei Complementar 35/79), que determina que apenas os membros mais antigos dos Tribunais podem concorrer aos cargos de direção. O mandato é de dois anos, proibida a reeleição, e o vencedor é eleito por maioria simples.
Arimatéa ainda complementa que também foram discutidos no encontro as questões relacionadas à previdência dos servidores públicos de Mato Grosso. “Ressaltou-se a necessidade de se tratar com seriedade e transparência esse assunto pelo Executivo”, pondera.
ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos