O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

MAIO AMARELO

Iguá Saneamento

Iguá Saneamento
Rua Gomes de Carvalho, 1306 - 15º andar - São Paulo - SP

Trabalhando e Cuidando da Gente

terça-feira, 18 de setembro de 2018

"ENTREVISTA: Marrafon apresenta ações e propostas para a zona rural"

Como secretário de estado de Educação e Planejamento, Marco Marrafon (PPS) colocou em prática diversas ações e projetos que beneficiaram comunidades que vivem na zona rural em todo o estado de Mato Grosso. Em entrevista à Rádio Alternativa FM, de Várzea Grande, nesta segunda-feira (17), o ex-secretário e candidato a deputado federal prestou contas de sua gestão no Governo do Estado e também apresentou o que pretende fazer para beneficiar essa parcela da população, caso seja eleito no pleito deste ano. Durante um ano e dez meses em que permaneceu à frente da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marrafon deu atenção especial à melhoria da qualidade do ensino e da infraestrutura das escolas rurais, revitalizando, reformando e climatizando diversas unidades.
Além disso, o projeto Muxirum da Educação, implantado durante sua gestão, está alfabetizando 11 mil jovens e adultos de áreas rurais em 31 municípios mato-grossenses.
Agricultura Familiar
Marrafon criou ainda o projeto Pró-Hortas Escolares, realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), que consiste na implantação e manutenção de hortas em 42 escolas estaduais do campo, distribuídas em 20 municípios. O programa tem como objetivo capacitar os alunos para utilização de metodologias integradoras voltadas às boas práticas para o desenvolvimento da produção sustentável.
“Eu defendo que toda a metodologia de ensino e a questão pedagógica sejam pensadas a partir do olhar do campo. Uma agricultura familiar desenvolvida, sustentável, vai projetar esses estudantes como profissionais do futuro”, frisou Marrafon.
Seguindo este pensamento, o ex-secretário deu suporte à realização de projetos na escola agrícola do município de Terra Nova do Norte, onde os alunos estudam, trabalham, cozinham e aprendem uma profissão.
“É uma escola de ensino médio onde eu autorizei a implantação de uma grade diferenciada. A escola possui um ensino médio de quatro anos e esse período é alternado. Eles permanecem em um sistema de internato por uma semana e na outra semana eles vão às suas casas, nos sítios ou fazendas, para aplicar o que aprenderam na escola”, explicou Marrafon.
Quilombos
Marrafon também deu início ao processo de estadualização da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, que irá transformá-la na primeira escola quilombola de Poconé, atendendo à principal reivindicação da comunidade.
Firmou ainda parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a oferta de cotas para quilombolas nas vagas remanescentes. “Buscamos basicamente três coisas: melhorar a infraestrutura das escolas, a qualidade do projeto pedagógico e assegurar a preservação cultural”, frisou.
Caso seja eleito deputado federal, Marrafon irá atuar junto ao Ministério da Educação para aumentar a oferta de bolsas de pós-graduação a professores e estudantes quilombolas e melhorar a qualidade do transporte escolar.
O candidato defende também a implantação de uma política digna de agricultura familiar e vai buscar apoio dos Ministérios da Cultura e Turismo para assegurar a proteção, preservação e incentivo ao fomento da cultura quilombola, gerando emprego e renda às comunidades de todo o estado.
Fotos: Mayke Toscano
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos