Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 15 de setembro de 2018

"Maia e Tóffoli concordam que aborto deve ser discutido pelo próximo Parlamento"

Deputado Rodrigo Maia Presidente da Câmara dos Deputados  durante encontro com o ministro Dias Toffoli presidente do STFO presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se encontrou com o novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tóffoli, nesta sexta-feira (14), para debater uma agenda de temas relevantes que estão em discussão na Suprema Corte e que a Câmara considera prioritários. 

Um dos assuntos discutidos é o polêmico tema da descriminalização do aborto, objeto de uma ação que está sob relatoria da ministra Rosa Weber. Maia e Tóffoli concordam que o assunto seja discutido pelo novo Parlamento que será eleito em outubro.

“Entendemos que estamos em um processo eleitoral, que haverá um novo Parlamento, e que lá é o caminho correto para discussão desse tema, que tem gerado muito debate na sociedade”, defendeu Rodrigo Maia.
“Teremos um novo Congresso que tomará posse a partir de 1º de fevereiro de 2019 e, com certeza, terá a oportunidade de discutir esse assunto. Tanto quanto o Congresso possa decidir sobre isso, tanto melhor”, afirmou Tóffoli.

No início deste mês, o deputado Diego Garcia (Pode-PR) apresentou parecer pela aprovação do Estatuto do Nascituro (PL 478/07) na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. De acordo com o texto, nascituro é o ser humano concebido, mas ainda não nascido.

Campanha mulheres
Outro tema relevante para a Câmara, e que Maia pediu para ser analisado pelo STF, é o alcance da decisão do Supremo que garantiu o mínimo de 30% dos recursos do Fundo Partidário para campanhas eleitorais de candidatas mulheres. 

“Precisamos resolver isso rápido, inclusive para aplicar mais recursos nas campanhas”, disse o presidente Rodrigo Maia. Tóffoli também concorda que o tema é urgente e defendeu que o plenário da Corte decida o quanto antes.

Cassação de parlamentares
Rodrigo Maia pediu ainda que o STF unifique o entendimento entre as duas turmas da Corte em relação à cassação do mandato de um deputado condenado: se cabe à Mesa ou ao Plenário da Câmara. 

“A Primeira Turma tem decidido, como no caso Maluf, que é atribuição da Mesa da Câmara. Nós temos a interpretação de que deve ser do Plenário, como a Segunda Turma tem julgado”, questionou o presidente. 

A Mesa declarou a perda do mandato do ex-deputado Paulo Maluf, que havia sido condenado ano passado pelo STF. Na decisão, o ministro Edson Fachin determinou que a Mesa declarasse a perda do mandato de Maluf. Os deputados integrantes da Mesa chegaram a questionar a decisão por entender que, neste caso, de condenação transitada em julgado, cabe ao Plenário decidir sobre a cassação ou não de um parlamentar. 

Dias Tóffoli, no entanto, disse que é importante que o Supremo também decida sobre esse tema para “dar tranquilidade a Câmara nas eventuais condenações de parlamentares”
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos