Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 23 de setembro de 2018

"MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL: Alunos participam de encerramento da Semana da Árvore no Várzea Grande Shopping"

O objetivo da programação diversificada foi de chamar a atenção para a árvore e para a sua importância no meio ambiente.Em comemoração alusiva ao Dia da Árvore, celebrada em 21 de Setembro, as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável realizaram uma programação cultural, artística e de conscientização relacionada ao ‘Dia’, no Várzea Grande Shopping, com alunos da Rede Municipal de Ensino.
O objetivo da programação diversificada foi de chamar a atenção para a árvore e para a sua importância no meio ambiente. A programação é uma idealização do projeto “Arborização Consciente: por uma Várzea Grande mais Verde”. As apresentações de encerramento dos alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), no espaço cultural da Praça de Alimentação do Shopping fazem parte da programação que teve início na segunda-feira, (17), na EMEB “Professora Líbia da Costa Rondon”, onde alunos, professores e gestores receberam os representantes das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e EMPAER para a realização de palestra e roda de conversa sobre o projeto “Arborização Consciente: por uma Várzea Grande mais verde”, além da apresentação da peça teatral com as personagens ‘Flora e Fada’, e plantio de mudas de Ipês no entorno da escola.
"A nossa principal missão é levar para todos os lares o conhecimento acerca da importância do meio ambiente para a vida. A forma mais simples e rápida de fazer isso é trabalhar a Educação Ambiental, principalmente com crianças, que acabam levando para casa a alegria e o novo mundo que acabam descobrindo ao plantar uma árvore, ao participar de palestras, teatro e rodas de conversa, entre outros. A criança carregará esse conhecimento adquirido para o resto de sua vida e ainda multiplicará as informações à comunidade, parentes e as futuras gerações", destacou o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Helen Farias disse que na Semana da Árvore foi promovido nas Unidades Escolares teatro, palestras, roda de conversa e plantação de muda de ipês.
“Nesta data especial foi uma oportunidade de se lançar o projeto ‘Rolê Sustentável’, que é uma ação de práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Várzea Grande Shopping. Esse foi um momento impar da idealização do projeto onde estudantes puderam fazer um tour sustentável pelo shopping, conheceram projeto de gestão ambiental, visitaram a horta verde no telhado do empreendimento e o processo de triagem de resíduos da coleta seletiva da praça de alimentação, além do processo de reaproveitamento da água da chuva que o shopping possui. A semana foi dedicada a estudo mais aprofundado sobre a importância do cuidado de cada cidadão com o meio ambiente, e da sustentabilidade, visando um mundo melhor para as gerações futuras. As ações de sustentabilidade aliadas a arborização contribuem para que os ambientes tornem-se agradáveis para se viver, melhorando a qualidade de vida da sociedade e das espécies”, explicou a secretária.
Durante a semana, alunos da EMEB “Juvenília Monteiro de Oliveira”, localizada a 600 metros do Rio Cuiabá, realizaram aula de campo, acompanhados pelo engenheiro florestal Celso Brandão, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, onde identificaram 22 espécies arbóreas como Lixeira, Gonçaleiro, Orelha de Negro, Ingá, Acuri, Jatobá e Sarã. Os alunos pesquisaram as utilidades das espécies para os animais e seres humanos, assim como benefícios que elas trazem ao meio ambiente.
A EMEB “Tenente Abílio da Silva Moraes” do Bairro XV de Maio, apresentou o espetáculo com o tema “A importância da Água”, que foi destaque na Semana do Meio Ambiente, realizada no mês de junho.
Alunos da EMEB “José Estejo de Campos”, do Bairro Vitória Régia, apresentaram números teatrais e musicais de iniciativa dos próprios estudantes, com temas relacionados à árvore como o grande símbolo da natureza e uma das maiores riquezas naturais do planeta.
Fechando as comemorações da Semana da Árvore, os alunos ainda assistiram ao espetáculo “Arborização Consciente” com as personagens Flora e Fada, interpretadas pelas professoras Alice Ferreira e Elizza Soares.
No encerramento, os alunos da EMEB “Senhora Dirce Leite de Campos” do Jardim Itororó, se apresentaram no Shopping, com a fanfarra, que foi a primeira colocada na edição 2018 - Copa Centro Oeste de Banda e Fanfarras na categoria Corpo Coreográfico Infantil, realizada no município de Sorriso.
As EMEBs “Professora Líbia da Costa Rondon”, “Juvenília Monteiro de Oliveira”, “José Estejo de Campos”, “Tenente Abílio da Silva Moraes”, “Senhora Dirce Leite de Campos”, “Professora Lúcia Leite Rodrigues”, “Maria de Lourdes Toledo Areias”, “Vereador Zeno de Oliveira” também participaram da Semana da Árvore, que propiciou aos estudantes várias maneiras de reflexão e ações pedagógicas sobre a importância da arborização tanto no meio urbano como nas áreas rurais.
Fred Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos