Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

"OPINIÃO: E o próximo ano letivo?

Neste mês, fomos positivamente surpreendidos com o anúncio de um concurso público para o preenchimento de vagas na área da Educação em Cuiabá. No entanto, como gestor e vereador, devo frisar que a data prevista para o lançamento do edital em questão é absolutamente equivocada – e vou explicar o porquê. O início de 2018 foi dramático para muitos profissionais da Educação municipal e famílias que dependem do perfeito funcionamento da Rede Pública de Ensino. Basicamente, houve um colapso educacional causado principalmente pelo equívoco no cronograma do processo seletivo – que não levou em consideração o fato de o ano letivo começar antes do início da atividade dos profissionais aprovados em concurso. Logo, o município viveu uma dramática falta de técnicos em Educação em meados de fevereiro, o que gerou diversos problemas nas escolas. Agora, podemos prevenir o problema que foi vivido no passado. Entretanto, se a data anunciada para o lançamento do próximo concurso for confirmada para 2019, o caos estará novamente estabelecido na nossa Educação. Como vamos começar o próximo ano letivo sem os concursados da Rede Municipal de Ensino?
Por acreditar que é importante impedir a repetição do drama na Educação de Cuiabá, reitero a necessidade de aproveitar os próximos quatro meses. É viável a preparação, o lançamento do edital, a realização de inscrições e provas neste período.
Mesmo estando em pleito eleitoral, não há impedimentos legais para o adiamento deste concurso para 2019 e não podemos perder os poucos meses que faltam para o término deste ano de exercício.
Neste momento, é preciso olhar para a Educação com mais carinho. Recentemente, a Educação mato-grossense conquistou resultados animadores por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – que acontece a cada dois anos.
Temos o exemplo da EMEB Ana Tereza Arcos Krause que, pelo quarto ano consecutivo, lidera o ranking das melhores escolas de Cuiabá. Neste ano, a unidade escolar também atingiu a nota oito – avaliação que consta acima da média nacional.
Acredito que os profissionais que se empenham no ensino de novas gerações merecem urgentemente uma maior atenção do poder público. A Prefeitura de Cuiabá precisa estar atenta à Educação e tratar com mais humanidade uma questão que é valiosa para toda a população.
Gilberto Figueiredo é vereador por Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos