Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

"SAÚDE: Maluf comemora retorno de transplantes de rim pelo SUS em Mato Grosso"

Após 15 anos, o estado voltará a realizar o procedimento no Hospital Santa Rosa. O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) comemorou a publicação, nesta quinta-feira (06), da Portaria nº 1.391, de 3 de setembro, que autoriza a realização de transplantes de rim em Mato Grosso pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União e concede autorização para realização do procedimento no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. Segundo Maluf, que é médico, o estado de Mato Grosso não realizava transplantes de rim há 15 anos e os pacientes renais precisavam se deslocar a outros estados para fazer a cirurgia.
“Hoje é uma data histórica para a saúde de Mato Grosso. Após 15 anos sem fazer transplantes renais, hoje temos autorização para voltar a realizar o procedimento no estado. Hoje há mais de 300 pessoas aguardando transplante de rim em Mato Grosso. São pacientes renais crônicos, que passam por uma angústia muito grande de ter que fazer hemodiálise todos os dias. Foi uma luta muito grande. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que nos ajudaram a retomar esse sonho. Muito obrigado”, declarou o parlamentar.
O presidente da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados de Mato Grosso (APRET/MT), Carlos Antônio Pereira, recebeu com alegria a notícia. “Esperamos por isso há muito tempo. Vai facilitar a vida de muitos pacientes, que deixarão de fazer translado para outros estados para realizar o transplante. Além do gasto, que é muito elevado, o paciente precisa ficar no mínimo 90 dias fora do seu estado e, no momento em que mais precisa de apoio, às vezes está sozinho em um lugar estranho”, afirmou.
Segundo Carlos, atualmente cerca de 3 mil pessoas fazem tratamento de hemodiálise em Mato Grosso.
Transplante de fígado – Guilherme Maluf anunciou ainda que a próxima meta é conseguir autorização para realização de transplantes de fígado no estado.
Assessoria
Foto: JL Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos