
Na última semana, os mesários voluntários participaram do treinamento presencial teórico e prático, abordando questões relativas ao funcionamento da sistemática eleitoral e possíveis situações que poderão enfrentar no dia das votações. Entre as atribuições do mesário estão a recepção ao eleitor, conferência da assinatura no caderno de votação e liberação da urna eletrônica para esse eleitor votar, garantindo o sigilo do voto e zelando pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação.
Seja voluntário!
A Justiça Eleitoral busca voluntários em todo o Estado e o interessado em colaborar com a realização do pleito pode se inscrever no site www.tre-mt.jus.br, ou pessoalmente, no cartório eleitoral. O inscrito pode exercer, a critério e necessidade das zonas eleitorais, a função de mesário, coordenador de local de votação ou membro da junta apuradora de voto. Os serviços prestados pelos mesários são tão importantes para o fortalecimento da democracia que a Lei Estadual nº 10.122/2014 instituiu o dia 3 de outubro como o Dia Estadual do Mesário da Justiça Eleitoral.
Em Mato Grosso estão instaladas 7.878 seções eleitorais e cada qual funciona com quatro mesários, totalizando 31.512. Também atuando em prol do fortalecimento da democracia estão os coordenadores dos 1.500 locais de votação. A quantidade de coordenadores por local de votação é definida pelo juízo eleitoral.
Maurício Dalepiane
Nenhum comentário:
Postar um comentário