Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

"Show de cidadania: 100% dos mesários de Tapurah são voluntários "

Os eleitores de Tapurah em Mato Grosso estão dando um show de cidadania. A lista de mesários que vão trabalhar nas Eleições 2018 já está completa com 94 cidadãos voluntários. Só este ano, 124 eleitores se voluntariaram e muitos aguardam em lista de espera para poder contribuir com a realização do pleito. Além dos 94 mesários que irão trabalhar diretamente nas 23 seções existentes no município, também serão voluntários os coordenadores dos quatro locais de votação. Ainda não foi definido se o almoço de todos os colaboradores será feito nas escolas, mas caso seja, as merendeiras das unidades escolares já se dispuseram a ajudar. A coordenadora do posto eleitoral instalado em Tapurah, Nayane Andrade Oliveira, explica que a população do município sempre demonstrou interesse em contribuir com a realização da eleição. "Os cidadãos veem pessoalmente no posto preencher o formulário de inscrição para trabalhar nas eleições. A procura é grande em todos os anos e geralmente, quem trabalha uma vez, quer continuar nos próximos pleitos. Temos lista de espera. É gratificante quando os cidadãos procuram a Justiça Eleitoral e se prontificam a participar. Esses eleitores atuam com engajamento e demonstram patriotismo".
Na última semana, os mesários voluntários participaram do treinamento presencial teórico e prático, abordando questões relativas ao funcionamento da sistemática eleitoral e possíveis situações que poderão enfrentar no dia das votações. Entre as atribuições do mesário estão a recepção ao eleitor, conferência da assinatura no caderno de votação e liberação da urna eletrônica para esse eleitor votar, garantindo o sigilo do voto e zelando pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação.
Seja voluntário!
A Justiça Eleitoral busca voluntários em todo o Estado e o interessado em colaborar com a realização do pleito pode se inscrever no site www.tre-mt.jus.br, ou pessoalmente, no cartório eleitoral. O inscrito pode exercer, a critério e necessidade das zonas eleitorais, a função de mesário, coordenador de local de votação ou membro da junta apuradora de voto. Os serviços prestados pelos mesários são tão importantes para o fortalecimento da democracia que a Lei Estadual nº 10.122/2014 instituiu o dia 3 de outubro como o Dia Estadual do Mesário da Justiça Eleitoral.
Em Mato Grosso estão instaladas 7.878 seções eleitorais e cada qual funciona com quatro mesários, totalizando 31.512. Também atuando em prol do fortalecimento da democracia estão os coordenadores dos 1.500 locais de votação. A quantidade de coordenadores por local de votação é definida pelo juízo eleitoral.
Maurício Dalepiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos