Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

"Kim Kataguiri diz que terá mandato com foco em economia e segurança pública"

Reunião sobre o Pl 7180/2014. Fundador e Coordenador do Movimento Brasil Livre -MBL, Kim KataguiriKim Kataguiri (DEM-SP), um dos parlamentares mais jovens eleito no País, tem dois focos para o seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados: economia e segurança pública. O jovem de 22 anos é líder do Movimento Brasil Livre (MBL) e foi protagonista das manifestações de 2013 e dos protestos a favor do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.No âmbito da economia, Kim acredita que a Reforma da Previdência é o melhor caminho para melhorar o desenvolvimento econômico do País. Ele afirma que a previdência é “o maior gargalo de dinheiro público que a gente tem hoje” e que “sem corrigir esse problema a gente não tem superávit, não vai conseguir diminuir a dívida nem os impostos que hoje pesam principalmente no consumo”. Já no campo da segurança pública, Kataguiri quer rever a estrutura das polícias e dos presídios, propor parcerias público-privadas e reformar o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal. Além disso, a candidatura dele se baseou em propostas como o fim da progressão de regime e da saída temporária.

A construção de mais presídios também é um tema que vai guiar o mandato do novo parlamentar. Kataguiri quer inserir na Lei de Crime de Responsabilidade a possibilidade de cassação de mandatos dos governadores de estados que tenham dinheiro em caixa para a construção de novas prisões e, mesmo assim, faltem presídios para a população em privação de liberdade.

Ele admite que o que lhe aguarda é um trabalho difícil. “O País passa por um momento de crise e existem diversas bancadas com interesses divergentes”, assume. Mas Kataguiri tem a expectativa aprovar o que ele chama de “reformas estruturantes para o País”, como as reformas previdenciária e tributária.

Para a reforma da previdência, Kim tem um “projeto sustentável, que se baseia no tripé capitalização, sistema de pacto geracional com teto e sistema de renda mínima”. Segundo ele, essa é uma proposta que o MBL já apresentou ao Congresso Nacional e obteve as assinaturas necessárias para se apresentar como aditivo da Reforma Previdenciária do governo. “Esse projeto precisa ser defendido. É importantíssimo para o crescimento do País, para garantir não só que os atuais aposentados recebam aposentadoria, como que os jovens da minha geração no futuro tenham o que receber”, pontua.

Outra proposta do deputado é a digitalização de juntas comerciais e cartórios, além de simplificar o processo burocrático para que que não se gaste mais de 180 dias e 5 mil reais para abrir uma empresa. A abertura de uma comissão para coletar assinaturas e conversar com outros parlamentares sobre a revogação de “leis inúteis e burocráticas” também está nos planos de Kataguiri.

“Eu acho que é um grande peso o que a gente tem de burocracia inútil, que só incentiva a corrupção. Aqui no caso da cidade de São Paulo são mais de 8 mil leis. Imagino que no âmbito federal seja muito mais”, afirma.

Kim Kataguiri tem ensino superior incompleto e estudou da Universidade Federal do ABC. Foi o quarto deputado federal mais votado em São Paulo, com 465.310 votos. Assim que foi eleito, manifestou interesse em candidatar-se à presidência da Câmara – porém, constitucionalmente, é necessário ter no mínimo 35 anos para ocupar o cargo.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Ana Chalub

Nenhum comentário:

Postar um comentário