Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

"Artigo: entenda a diferença entre as várias tábuas de corte"

Temos disponíveis no mercado diversos materiais, mas qual é melhor para se usar? Tão importante quanto a faca que que usamos na cozinha é a tábua de corte. Existem basicamente três tipos e todos podem ser encontradas nas lojas. Vou explicar as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Tábua de vidro: Minha sugestão, a use apenas como apresentação, para servir queijos e frios. A função delas é ser bonita. Apesar de higiênicas, são extremamente danosas ao fio da faca e, além disso, pouco seguras, já que são escorregadias e não proporcionam bom apoio às lâminas.
Tábua de madeira:
Temos uma vasta gama de tábuas de madeira, as feitas de bambu, madeira invertida ou, até mesmo, a maciça. Costumam ser as melhores para se trabalhar, pois escorregam pouco na bancada, proporcionam um melhor apoio e têm menos tendência a envergar. No entanto, são as menos higiênicas – as microfissuras, além dos poros naturais da madeira, proporcionam um ambiente mais propício à proliferação de bactérias.
É recomendado que se utilizem as mais modernas, com tratamento antibacteriano (normalmente à base de íons de prata, zinco ou cobre) e sem poros. Ainda assim, elas ainda requerem cuidado ao serem higienizadas. Ideal utilizar água sanitária para garantir a morte das bactérias, bem como deixar secar completamente antes do uso.
Vale lembrar que é proibida em ambientes profissionais.
Tábua de plástico:
As mais recomendadas. Evite as mais finas, elas envergam rapidamente, compre as que tem cerca de dois centímetros de espessura e as deixe de molho ao menos uma vez por semana em uma solução de água sanitária para garantir sua esterilização. Esse material também recebe tratamento antibacteriano e não prejudica o fio da faca.
Em restaurantes, são as mais utilizadas. Lembrem-se também de utilizar cores diferentes para cada tipo de proteína e preparos, evitando a contaminação cruzada. Em lojas especializadas, é possível comprar kits de tábuas coloridas em tamanho doméstico e de qualidade.
ANDRÉ ROCHADEL
metropoles/caminho político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos