Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Certificado de Responsabilidade Social

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

domingo, 4 de novembro de 2018

"Black Friday X Natal"

As datas mais importantes para o varejo se aproximam. Aguardadas pelos lojistas essas comemorações de fim de ano podem fazer a diferença no resultado anual de muitas empresas. Para aproveitar melhor e ao máximo devemos estar atentos às particularidades de cada uma das datas. A cada ano a Black Friday se consolida no calendário e se já se tornou uma data muito importante para o varejo. Não é para menos, pois, atualmente a intenção de compra dos consumidores durante a Black Friday em 24 de novembro só perde para o Natal em 25 de dezembro. Uma forma de explicar isso é entender que ao contrário de outras datas de apelo no consumo, como Dia das Mães, Dia dos Pais ou Dia das Crianças, a Black Friday tem um apelo universal, assim como o Natal. Enquanto no Natal as pessoas presenteiam os outros, na Black Friday, a sexta feira negra como é conhecida, o dia de desconto, onde as empresas prometem cortar os preços de forma radical e fazer a alegria dos consumidores, estes compram para satisfazer seus próprios desejos de consumo, o que beneficia alguns segmentos como celular, TV, os eletroeletrônicos, hipermercados, supermercados e atacarejos e em volume de vendas, a Black Friday já está se tornando mais importante que Natal.
Está tão forte que por ser final de novembro, ela acaba canibalizando o Natal, tirando a sua força de vendas. Para o varejo brasileiro, o ideal seria que a Black Friday acontecesse entre março e setembro. Pois, 24 de novembro é uma data que foi importada do varejo americano onde acontecesse na semana do feriado de ação de graças.
Nos últimos anos, varejistas e especialistas em mercado de consumo já tinham notado que a Black Friday vinha tomando espaço do faturamento do Natal. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) sobre as grandes tendências da Black Friday para este ano demostra que pouco mais de um terço ou seja 37% das compras da megaliquidação do varejo é antecipação de compras de o Natal.
Dados apontaram que os lojistas devem faturar mais com vestuário este ano que apresenta a maior fatia da intenção de compras que chega a 53% do faturamento nesta data. E o consumo de eletrônicos deve ficar abaixo da média das edições anteriores correspondendo a 32% das vendas.
Apesar da expectativa com a data, muitas empresas acabam por desperdiçar a oportunidade. Entre os motivos cito a diferença de quase 30 dias entre as duas ocasiões faz muitos profissionais cometerem o erro de elaborarem uma estratégia unificada de marketing e vendas – ao invés de realizarem ações diferentes para aproveitar o que cada período tem de melhor.
Boas Vendas!
Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário