
"Quando você receber esta carta, estarei morto", escreve o francês, antes de relatar os motivos que o levaram a tentar tirar a própria vida. "Me mato porque não posso mais viver, ou suportar o fardo de dormir e ter de acordar novamente."
Baudelaire também declara na carta seu amor a Duval, uma atriz e dançarina nascida no Haiti que seria musa inspiradora de vários poemas publicados em seu livro As flores do mal.
Problemas familiares, críticas literárias, falta de dinheiro e problemas com álcool foram apontados como motivos que teriam levado Baudelaire a tentar se matar ainda na juventude.
O poeta estava atormentado pelas críticas publicadas pela imprensa às suas obras, conforme demonstram alguns recortes de jornal sobre os quais o francês escreveu comentários, que também foram leiloados neste domingo.
A casa de leilões em Fontainebleau, ao sul de Paris, colocou à venda uma série de documentos, entre eles outros manuscritos de Baudelaire, cartas que o poeta recebeu de Eugène Delacroix, Victor Hugo e Édouard Manet e um poema que ele enviou a seu editor Auguste Poulet-Malassis.
A carta de suicídio, ponto alto do leilão, foi arrematada por um colecionador que não teve seu nome divulgado. O item havia sido estimado entre 60 mil e 80 mil euros antes da venda – o mais caro entre os itens leiloados neste domingo.
EK/afp/efe/ots/cp
Nenhum comentário:
Postar um comentário