Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

"CAMPO VERDE: Mostra do Programa União Faz a Vida reúne projetos feitos por alunos da rede municipal de ensino"

Mais de 150 projetos feitos por alunos sob a supervisão de professores de 13 escolas municipais foram apresentados na 4ª Mostra do Programa União Faz a Vida, realizada no último dia 10 de novembro. O Programa União Faz a Vida é uma iniciativa do Sicredi Vale do Cerrado e é desenvolvido em Campo Verde desde 2014. Seu principal lema é promover a cooperação e a cidadania por meio de práticas educacionais cooperativas. O objetivo principal do União Faz a Vida é contribuir com a educação integral das crianças e adolescentes, proporcionando a eles a oportunidade de serem os protagonistas no processo de aprendizagem, utilizando para isso a metodologia de projetos. Participaram da 4ª Mostra de Projetos 2,7 mil alunos e 128 educadores. Os temas abordados foram animais, meios de transporte, frutas, planeta, meio ambiente, lugar onde vive e vários outros. O prefeito Fábio Schroeter prestigiou a Mostra.
Coordenadora local do União Faz a Vida, Sônia Flores destacou a metodologia utilizada no Programa, a qual classificou como inovadora e prazerosa, e enfatizou o protagonismo dos alunos.“Posso afirmar que os projetos realizados nas escolas pelos alunos são muito significativos, uma vez que é a própria criança que tem a oportunidade de escolher o tema, o que ela realmente quer estudar. E isso faz toda a diferença para a aprendizagem deles”, disse ela.
Os princípios que orientam o Programa projetam uma visão de mundo, de compreensão sobre o modo de organização econômica e social. Por esse prisma, torna-se necessário que todos os envolvidos incorporem esses princípios ao seu dia-a-dia.
Para Sérgio Dezordi, presidente do Sicredi Vale do Cerrado, é preciso fortalecer as práticas de convivência nos ambientes escolares, incorporando-as ao cotidiano das crianças e dos adolescentes. “É preciso incentivarmos seriamente a cooperação”, disse ele. “Nós acreditamos que podemos ter um mundo melhor através da educação, de uma educação que investe na formação da consciência coletiva, democrática. Esse é o objetivo do Sicredi através do Programa”, completou.
O Programa União Faz a Vida oferece também capacitação aos professores e acompanhamento por uma assessoria especializada, com orientações mensais sobre como desenvolver os projetos por meio da análise de cada turma.
Sônia Flores destacou que 2018 foi um ano onde os projetos representaram um desafio diferente para cada um dos professores envolvidos. E ressaltou que esses desafios entusiasmaram ainda mais os educadores.“Pude ver a alegria de cada um quando relatava o envolvimento das crianças e as descobertas que faziam sobre os temas. Realmente, é uma metodologia excelente, que faz a diferença na aprendizagem”, destacou.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos