Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

"Deputados de primeiro mandato vêm conhecer o funcionamento da Câmara"

Encontro de Ambientação ParlamentarDeputados de primeiro mandato participaram nesta quarta-feira (28) de um encontro de ambientação parlamentar na Câmara dos Deputados. Em uma espécie de seminário, eles receberam de funcionários da Casa informações relativas a processo legislativo, elaboração do Orçamento e também do novo site da Câmara, que será lançado em janeiro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, passou pelo evento para explicar como funciona o debate de matérias no Parlamento. Ele disse, por exemplo, que não há vagas para todos os parlamentares na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e que existe uma ordem de fala no Plenário. Já nas comissões, o espaço para discussão é ampliado.
"A gente precisa compreender que uma casa com 513 [deputados] é uma casa onde o diálogo é fundamental, onde a gente precisa construir, respeitando as divergências, um ambiente onde a gente possa pautar as matérias que representam não apenas o interesse do governo, mas o interesse da sociedade. A gente precisa respeitar sempre a vontade da pauta da maioria, do governo, é assim em qualquer parlamento", afirmou Maia.
O presidente alertou ainda para o fato de que a sociedade espera mudanças e disse que a Câmara trabalha para reduzir gastos e ser transparente.
Conjunto de ações
O encontro desta quarta foi uma introdução de conteúdos que poderão ser aprofundados em ações futuras de capacitação, com foco na qualificação técnica dos parlamentares que tomarão posse em 1º de fevereiro de 2019. “O evento marca a abertura das ações de capacitação, que faz parte do pacote de preparação para a posse”, explicou a diretora do Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), Simone Sarkis Bergo.

Em primeiro mandato, chegarão à Câmara no ano que vem 243 parlamentares. Outros 27 são ex-parlamentares ou suplentes que retornam.
Audio Player
Ouça esta reportagem na Rádio Câmara
Um dos parlamentares eleitos pela primeira vez é Doutor Frederico (Patri-MG). Médico oncologista, ele chega à Câmara com o argumento de que precisa de força política para atender a demandas relacionadas ao tratamento de câncer. “A gente está aqui hoje praticamente debutando na carreira de deputado federal, representando o povo mineiro, o povo brasileiro. Vamos ter que estudar muito, trabalhar muito para recuperar a situação do nosso país, que está tão castigado e sacrificado”, afirmou.
Outro estreante na política é Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG), empresário do ramo de supermercados. “O evento é de enorme importância. A gente precisa entender, preparar, porque fevereiro está chegando”, disse ele, que já está estudando o Regimento Interno da Câmara.
Ex-vereadora
Com quatro mandatos de vereadora em Maceió, Tereza Nelma (PSDB-AL) ocupará no próximo ano uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ela elogiou a iniciativa da ambientação, mas acredita que só a experiência do dia a dia ensinará os novos parlamentares sobre as especificidades da Casa.

“A experiência de estar vereadora é bem menor que a de estar hoje deputada federal. Nós estamos empenhadas em aprender, em saber”, declarou Tereza Nelma, que pretende focar seu mandato na área de direitos humanos.
Luisa Canziani (PTB-PR), por sua vez, disse já ter uma ideia do trabalho parlamentar, por ser filha do deputado Alex Canziani (PTB-PR). “Eu acompanhei muito o trabalho dele, inclusive aqui em Brasília, mas tenho uma noção muito vaga do funcionamento. Agora vamos aprender muito para fazer um trabalho especial em prol do Paraná no ano que vem”, disse a jovem de 22 anos, eleita pela primeira vez.

Na véspera da posse, haverá um novo encontro parlamentar, mas com uma abordagem da linha de serviços que a Casa oferece de apoio ao mandato.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Wilson Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos