Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Certificado de Responsabilidade Social

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

"NEGÓCIOS: Comunicação de alto impacto é segredo para sucesso profissional, alerta especialista"

Jéssica se encontra no palco, as palmas das mãos suadas, observando a plateia de colegas que aguardam a apresentação de seu novo projeto. Pedro entra numa reunião, com a respiração ofegante, para expor os resultados do seu departamento na empresa para os gestores – que dividem a atenção entre ele e as diversas telas de celulares, tablets e computadores em mãos. Com o coração acelerado e a boca seca, Patrícia se prepara para dar um feedback para um colaborador. Situações como essas são comuns na rotina das pessoas. Para muitos, saber mostrar suas ideias de maneira firme e convincente, sem medo de falar em público e/ou ceder ao nervosismo, é algo quase impossível. No entanto, o que muitos não sabem é que fazer um discurso de alto impacto não é resultado de um dom especial ou sorte. Isto requer técnica, algo que se aprende e desenvolve.
Conforme explica a consultora associada do Grupo Valure e sócia-diretora da Eleve Consulting, a coach, psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas Shana Wajntraub, a arte da oratória é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida e carreira por meio de técnicas e muita prática.
“Comunicação é um pilar vital para os seres humanos. O marketing pessoal, a venda de um projeto ou ideia é um dos segredos de sucesso na carreira de um profissional. Existem técnicas e ferramentas de fonoaudiologia, psicologia, neurociência e comunicação tanto para a forma de falar quanto para o conteúdo. Quanto mais você praticar, melhor. É fundamental desenvolver essa habilidade tanto para a vida pessoal quanto profissional”, pondera.
Shana enfatiza que pesquisas como as desenvolvidas pelo psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, o norte-americano Daniel Goleman – que é considerado o “pai da inteligência emocional” – apontam que a forma de falar tem mais impacto que o próprio conteúdo. Inclusive, os resultados apontam que profissionais que têm uma fala mais atrativa possuem maior chance de sucesso de subir na carreira.
“O tom da voz e a narrativa, assim como a expressão facial e corporal, têm um impacto significativo na arte de comunicação para influência. Até mesmo um feedback corriqueiro tem um efeito muito mais poderoso ao usar técnicas de voz e fala. Com entusiasmo na voz, por exemplo, um elogio tem maior impacto do que um elogio com o mesmo conteúdo, mas sem entonação ou energia na fala. Ao mesmo tempo, esses recursos também valem para o marketing pessoal – para vender quem você é”, comenta.
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS – Diante de tempos cada vez mais tecnológicos, a especialista complementa que atrair e reter a atenção das pessoas é um desafio. “Hoje, estamos na Era da Comunicação. As pessoas têm um computador na mão – celulares avançados. Em uma apresentação para um grupo, um indivíduo tem que tornar sua fala bem atrativa. Para isso, deve usar técnicas que passam de condução de reunião até voz e fala”, ressalta.
Shana destaca que planejar com antecedência é um passo importante. “No momento de elaborar o conteúdo, deve-se pensar na linha mestra, na estrutura da apresentação e em formas de narrativas em que se obtenha mais sucesso. Planejamento é 70% do êxito de uma apresentação. Já, na hora, a voz e a fala, bem como a interação com o público, também são determinantes", reitera.
Com mais de 15 anos de atuação em consultoria, programas de educação corporativa e projetos, a especialista e professora reforça que, acima de tudo, uma comunicação de alto impacto requer que a pessoa encontre a melhor versão de si mesma. Neste viés, Shana aponta algumas dicas que podem ser aplicadas no cotidiano profissional.
“Faça um planejamento para a reunião ou apresentação. Elabore um roteiro. Pense e utilize uma linha mestra. Aplique o storytelling. Alterne a velocidade da fala. Use entonação nas palavras-chave. Atente-se para a expressão facial e corporal. Ensaie. Faça filmagens com seu celular e analise suas próprias gravações. Evite o modo ‘apresentador’", aconselha.
SERVIÇO – Cuiabá recebe nos dias 7 e 8 de novembro o curso de “Comunicação de Alto Impacto” com Shana Wajntraub. Promovido pelo Grupo Valure, empresa de consultoria em gestão e liderança há 20 anos, o curso – com vagas limitadas e carga horária de 16 horas – traz em seu conteúdo a elaboração de um diagnóstico da comunicação e temas como marketing pessoal, técnicas de voz e fala, planejamento, roteiro (como preparar) e como tornar atrativa essa apresentação, entre outros.
A atividade ainda contará com um pós-trabalho com reunião de mentoring individual com a instrutora, por Skype, para aconselhamentos nas necessidades de cada participante. Mais informações pelo site http://www.grupovalure.com.br/
ou pelo telefone (65) 3318-2600.
ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário