Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Conecte na ALMT

AJUDE ESTA CAUSA

AJUDE ESTA CAUSA
SANTA CASA DE CUIABÁ | (65) 3051-1946

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411-3500

terça-feira, 27 de novembro de 2018

"NOBRES:Parceria Votorantim pela Educação difunde a leitura no Centro-Oeste e Norte"

Iniciativa da Votorantim Cimentos já realizada em Tocantins foi promovida pela primeira vez em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Leitura na praça, reforma de biblioteca, feira literária e outras atividades gratuitas promovidas para estimular nas pessoas o gosto pela leitura. Em 2018, o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) estimulou a criação de iniciativas para sensibilizar os estudantes da rede municipal de educação, e a comunidade em geral, sobre a importância da leitura na formação do indivíduo. Idealizado pelo Instituto Votorantim e realizado em todo o país desde 2008, o programa passou neste ano de 51 para 100 municípios. De responsabilidade da Votorantim Cimentos são 25 municípios.
A expansão do programa é uma iniciativa do Grupo Votorantim, que neste ano celebra o seu centenário. A empresa escolheu a educação como causa legítima de suas ações para continuar deixando um legado para a sociedade. Na região Centro-Oeste, o PVE estreou neste ano em três Estados e no Distrito Federal, nos municípios de Nobres (MT), Corumbá e Ladário (MS), Edealina (GO) e Sobradinho (DF). No Norte, o programa foi promovido pelo segundo ano consecutivo em Xambioá (TO).
Somados, os municípios beneficiaram, direta e indiretamente, mais de 10 mil alunos e mais de 360 profissionais da rede municipal de ensino. A analista de Responsabilidade Social, da Regional Centro-Norte, da Votorantim Cimentos, Fernanda Deleu Recife, diz que as iniciativas desenvolvidas a partir do PVE nos municípios irão continuar beneficiando alunos, professores e toda a população.
“O PVE contribui para os profissionais da Educação aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas para melhorarem o ensino em sala de aula. Além disso, o programa mobiliza a população a participar de transformações concretas na Educação e isso aconteceu em todas as localidades em que o PVE foi lançado neste ano. As revitalizações dos espaços para leitura, os eventos literários e outras ações entraram para o calendário escolar e de eventos, o que contribui para fortalecer ainda mais a Educação nos municípios e, futuramente, gerar resultados positivos nos indicadores de qualidade”, afirmou Fernanda.
Mobilização para leitura e gestão com foco na aprendizagem - As ações para a leitura foram realizadas por meio da frente de Mobilização Social, que visa engajar a comunidade a participar de ações por uma educação de qualidade. Também foi realizado por meio dessa frente o concurso Desafio Criativos da Escola, iniciativa que envolve o protagonismo de professores, pais, alunos e comunidade na elaboração de projetos que transformem realidades de pessoas, espaços públicos ou escolas é também parte da mobilização.
Em outra frente do PVE, de Fortalecimento da Gestão, técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares participaram de consultorias especializadas e capacitações sobre o tema “Gestão com Foco na Aprendizagem”. Os profissionais tiveram a oportunidade de aprimorar as metodologias de ensino, revisando os planos de ação em diagnósticos desenvolvidos, com apoio de formadores do programa para identificarem os desafios em sala de aula e, assim, elaborarem grades curriculares que atendam com mais assertividade às necessidades dos alunos.
Principais ações impulsionadas pelo PVE – Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil
Edealina (GO):
- Projeto “Leitura: Ler é aprimorar” para alunos do maternal ao quinto ano;
- Programa “Varal e Árvore da Leitura”, no qual crianças e pais escolheram uma obra literária na árvore ou no varal e liam para os demais colegas;
- Revitalização da Biblioteca Pública Municipal José Balduíno de Moura.
Nobres (MT):
- Lançamento da Feira Literária de Nobres.
Corumbá (MS):
- Construção do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL), com o intuito de formalizar uma política pública voltada para o incentivo à leitura em Corumbá;
- Realização da Semana de Patrimônio Cultural;
- Arraiá de São João, com barracas de contação de histórias, produção de brinquedos e outras atividades de inserção de leitura.
Ladário (MS):
– Realização de Sarau Literário, para incentivar o compartilhamento de livros e, consequentemente, incentivar a leitura entre os participantes.
Xambioá (TO):
- Restauração da Biblioteca Municipal Professora Nazaré Resplandes
Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas, agregados e insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$11,1 bilhões em 2017. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.
Rosana Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário