Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 27 de novembro de 2018

"SAÚDE EM DEBATE: Projeto prevê obrigatoriedade de vacinação para profissionais da saúde"

Profissional que trabalha na área da saúde terá que se vacinar de forma periódica para que, além de proteger a sua saúde, possa tratar com segurança a população. Profissionais e funcionários que trabalham na área da saúde, tanto na esfera pública como na particular em Mato Grosso, poderão vir a ter que apresentar de forma periódica o comprovante de vacinação, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. “A meta é proteger a saúde dos profissionais e funcionários que trabalham na área da saúde, direito este assegurado pela Constituição Federal, em seu artigo 196 e nos seguintes, pois os profissionais de saúde estão expostos cotidianamente a diversos microrganismos, que podem gerar quadros de infecção, ocasionando consequências para as instituições, para esses profissionais e para os pacientes”, defende o autor da proposta, deputado Saturnino Masson.
De acordo com o projeto de lei, os profissionais da área de odontologia, por exemplo, e os demais profissionais de equipe de trabalho devem ser vacinados contra tétano, febre amarela, difteria e hepatite B. Os hospitais, instituições e as empresas equivalentes deverão fornecer gratuitamente todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, para seus funcionários. A vacinação deverá constar no prontuário individual do trabalhador e deverá ser disponibilizada quando houver fiscalização.
O presidente do Conselho Regional de Odontologia, Luiz Evaristo Ricci Volpato, disse que “o conselho vê com bons olhos o projeto. Acreditamos que é fundamental a proteção dos profissionais e essa iniciativa de manter a obrigatoriedade da vacinação vai ajudar a manter a saúde da população”. Para Evaristo é necessário que seja assegurada a disponibilização das vacinas, “ o que deixa uma preocupação é de que forma essas vacinas serão disponibilizadas aos profissionais porque, infelizmente, é comum ir ate as unidades de saúde buscar e elas não estarem disponíveis, então é preciso assegurar que, de fato, estas vacinas estejam à disposição dos profissionais”, salientou.
O autor da proposta, Saturnino Masson, lembrou que “as vacinas são um dos mecanismos mais eficientes para a defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos. A vacinação além de prevenir de doenças infecciosas, haja vista que muitas doenças podem levar até a morte, também reduz a morbidade dessas doenças e a mortalidade de várias destas, portanto, é crucial que o profissional que trabalha na área da saúde, tenha que se vacinar de forma periódica, para além de proteger a sua saúde, possa tratar com segurança a população”.
Na opinião do parlamentar, “a maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacinas são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos, o que acaba transmitindo doenças a outras pessoas que não foram imunizados. A pessoa que não vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e todas as pessoas com quem tem contato, aumentando assim a circulação de doenças, por isso é imprescindível a imunização dos profissionais da área da saúde”.
Maria Nascimento Tezolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos