Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

"Traçado da Ferrovia de Integração em MT será mantido e construção independe de fundo"

Senador alertou que eventuais alterações representariam “risco muito grande” na implantação do empreendimento. O traçado da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO), no trecho ligando Campinorte, em Goiás, até Água Boa, em Mato Grosso, numa extensão de 386 quilômetros, será mantido. A decisão é resultado de uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na última sexta-feira, 22, em Água Boa, e foi comunicada nesta segunda-feira, 26, em plenário, pelo senador Wellington Fagundes (PR), que representou a Comissão de Infraestrutura no evento.

Segundo Wellington, a ferrovia seguirá o traçado original até a cidade de Lucas do Rio Verde, na região do Médio Norte do Estado. “Ficou definido: não se aceita falar em mudança de traçado, exatamente para não atrasar a possibilidade da construção da Ferrovia” – enfatizou. Fagundes destacou que já existe um projeto aprovado, inclusive com Licença Ambiental expedida para esse fim e qualquer alteração “seria um risco muito grande”.
A construção da FICO, de acordo com o senador, independe da aprovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário, cujo projeto, resultado de uma Medida Provisória do Governo, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados. Os recursos para a implantação da ferrovia estão previstos na renovação da concessão da Ferrovia Vitória-Minas, pela Vale do Rio Doce.
Segundo Wellington, trata-se de uma “equação inteligente” definida pelo Governo e que já está inclusive com sinalização favorável do Tribunal de Contas da União (TCU) e também da Agência Nacional de Transporte Terrestre, a ANTT. O modelo executado – ele acrescentou – vai facilitar a implantação da ferrovia porque não seria preciso fazer licitação, já que a Vale “é uma empresa hoje de caráter privado que teria condições de fazer essa obra em tempo muito rápido”.
A FICO é considerada fundamental para viabilizar de vez a Ferrovia Norte-Sul. Implantada, a Ferrovia de Integração vai proporcionar um alívio significativo para o escoamento dos grãos da Região do Vale do Araguaia, permitindo a redução de custos do frete em aproximadamente 25%. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Estudos Agropecuários (IMEA), a produção de soja e milho na região representa 32% da produção do estado, e até 2025 deve saltar de 20 milhões para 29 milhões de toneladas. Além da produção agrícola, a FICO incorporará grande parte da produção de carne bovina.
CONCESSÕES AEROPORTUÁRIAS - “O Brasil é muito grande, então, precisamos construir estradas, construir ferrovias, viabilizar nossas hidrovias” – acentuou o senador, ao manifestar o apoio da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenamento (Frenlog) aos projetos da intermodalidade. Wellington destacou que no próximo dia 29 será lançada, no Palácio do Planalto, a licitação das concessões de aeroportos brasileiros no Nordeste e também do Centro-Oeste.
Em Mato Grosso são quatro aeroportos a serem concedidos em bloco. São eles localizados nos municípios de: Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Várzea Grande (Região metropolitana de Cuiabá). “Isso é muito importante, porque acreditamos que teremos com isso investimentos externos; inclusive existem interessados de vários países, empresas operadoras internacionais, que querem participar e já demonstraram interesse em participar dessas concessões” – ele destacou.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos