Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Conecte na ALMT

AJUDE ESTA CAUSA

AJUDE ESTA CAUSA
SANTA CASA DE CUIABÁ | (65) 3051-1946

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411-3500

sábado, 8 de dezembro de 2018

"A IMPORTÂNCIA DO VICE GOVERNADOR

O candidato a vice-governador é escolhido durante a convenção partidária. A convenção é uma reunião do partido com participação dos filiados, para que sejam decididos assuntos importantes do partido e seja feita a escolha dos candidatos que vão concorrer nas eleições. Pelo menos oficialmente, não são muitas. Pode-se dizer que a principal função de um vice é justamente ser o substituto imediato do titular do cargo. Em caso de renúncia, morte, cassação ou Impeachment do titular, é o vice que herda seu cargo. Ele também assume o cargo quando o titular se ausenta do Estado. Para além de ser meramente um tampa-buracos, o vice pode ser também um articulador político, auxiliando o titular do cargo no que estiver a seu alcance. Ou seja, ele não precisa assumir o cargo definitivamente para ser uma pessoa ativa na gestão.
Mas qual a função do vice governador?
O cargo de vice-governador, como o de vice-presidente da República, é necessário para a imediata substituição do titular em caso da eventual ausência do governador. Além disso, o vice-governador auxiliará o titular do mandato sempre que por ele convocado para missões especiais.
Um bom companheiro de chapa pode colaborar e muito na gestão pública dialogando com a sociedade e somando forças com o titular.
Portanto, é muito importante entender os principais fatores envolvidos na escolha de um vice.
Após as eleições, o governante terá de formar uma coalizão que o apoie. Note que não estamos falando mais de coligação, pois ela só serve para fins eleitorais. Assim que a eleição termina, cessa também a coligação. Mas a coalizão, que é um arranjo informal de parlamentares que apoiam o governador eleito, deve existir ao longo de todo o mandato, dentro do Poder Legislativo.
O vice pode ajudar a articular essa coalizão, especialmente se for de um partido diferente do titular. Nesse caso, de nosso Estado o são. Ele pode ter mais facilidade para convencer seus correligionários e mantê-los dentro da base de apoio do governante.
Nesse sentido em 1º de janeiro juntamente com o governador eleito Senhor Mauro Mendes assumirá também o senhor Otaviano Olavo Pivetta, sua história com as terras mato-grossenses começou em 1982 quando mudou-se para Lucas do Rio Verde, desde então se dedicou ao ramo da agricultura e ao movimento comunitário.
Como empresário rural, investiu na produção arroz, soja, milho, algodão, suínos e bovinos . Tais atividades o levaram a criar a Vanguarda do Brasil S.A, que posteriormente se tornou a Vanguarda Agro S.A. hoje considerada a maior empresa do ramo no País.
Em 1997 assumiu o cargo de prefeito de Lucas de Rio Verde sendo reeleito em 2000 e eleito novamente em 2013.
Usando a visão empresarial, Otaviano implantou o sistema de gestão de resultados. Sob sua liderança, Lucas do Rio Verde se tornou uma das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida.
O vice precisa ser uma pessoa da confiança do titular da chapa. Por um lado, ele deve demonstrar que está apto a ser um bom substituto, com qualificações que o credenciem como gestor público.
Também não se pode menosprezar a importância da afinidade de idéias entre o vice e o titular. Eles precisam estar sintonizados e ter prioridades semelhantes, caso contrário, podem surgir conflitos como já vivenciado na gestão anterior.
Mato Grosso tem que esquecer o retrovisor e olhar para frente. E nesse momento pelos próximos 04 anos estará nas mãos de Mauro Mendes e Otaviano Pivetta.
Max Campos é Servidor Público Estadual e Articulista Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário