Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 8 de dezembro de 2018

"A IMPORTÂNCIA DO VICE GOVERNADOR

O candidato a vice-governador é escolhido durante a convenção partidária. A convenção é uma reunião do partido com participação dos filiados, para que sejam decididos assuntos importantes do partido e seja feita a escolha dos candidatos que vão concorrer nas eleições. Pelo menos oficialmente, não são muitas. Pode-se dizer que a principal função de um vice é justamente ser o substituto imediato do titular do cargo. Em caso de renúncia, morte, cassação ou Impeachment do titular, é o vice que herda seu cargo. Ele também assume o cargo quando o titular se ausenta do Estado. Para além de ser meramente um tampa-buracos, o vice pode ser também um articulador político, auxiliando o titular do cargo no que estiver a seu alcance. Ou seja, ele não precisa assumir o cargo definitivamente para ser uma pessoa ativa na gestão.
Mas qual a função do vice governador?
O cargo de vice-governador, como o de vice-presidente da República, é necessário para a imediata substituição do titular em caso da eventual ausência do governador. Além disso, o vice-governador auxiliará o titular do mandato sempre que por ele convocado para missões especiais.
Um bom companheiro de chapa pode colaborar e muito na gestão pública dialogando com a sociedade e somando forças com o titular.
Portanto, é muito importante entender os principais fatores envolvidos na escolha de um vice.
Após as eleições, o governante terá de formar uma coalizão que o apoie. Note que não estamos falando mais de coligação, pois ela só serve para fins eleitorais. Assim que a eleição termina, cessa também a coligação. Mas a coalizão, que é um arranjo informal de parlamentares que apoiam o governador eleito, deve existir ao longo de todo o mandato, dentro do Poder Legislativo.
O vice pode ajudar a articular essa coalizão, especialmente se for de um partido diferente do titular. Nesse caso, de nosso Estado o são. Ele pode ter mais facilidade para convencer seus correligionários e mantê-los dentro da base de apoio do governante.
Nesse sentido em 1º de janeiro juntamente com o governador eleito Senhor Mauro Mendes assumirá também o senhor Otaviano Olavo Pivetta, sua história com as terras mato-grossenses começou em 1982 quando mudou-se para Lucas do Rio Verde, desde então se dedicou ao ramo da agricultura e ao movimento comunitário.
Como empresário rural, investiu na produção arroz, soja, milho, algodão, suínos e bovinos . Tais atividades o levaram a criar a Vanguarda do Brasil S.A, que posteriormente se tornou a Vanguarda Agro S.A. hoje considerada a maior empresa do ramo no País.
Em 1997 assumiu o cargo de prefeito de Lucas de Rio Verde sendo reeleito em 2000 e eleito novamente em 2013.
Usando a visão empresarial, Otaviano implantou o sistema de gestão de resultados. Sob sua liderança, Lucas do Rio Verde se tornou uma das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida.
O vice precisa ser uma pessoa da confiança do titular da chapa. Por um lado, ele deve demonstrar que está apto a ser um bom substituto, com qualificações que o credenciem como gestor público.
Também não se pode menosprezar a importância da afinidade de idéias entre o vice e o titular. Eles precisam estar sintonizados e ter prioridades semelhantes, caso contrário, podem surgir conflitos como já vivenciado na gestão anterior.
Mato Grosso tem que esquecer o retrovisor e olhar para frente. E nesse momento pelos próximos 04 anos estará nas mãos de Mauro Mendes e Otaviano Pivetta.
Max Campos é Servidor Público Estadual e Articulista Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos