Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

INDICAÇÃO: Russi propõe serviços de fisioterapia em hospitais públicos materno-infantis"

A medida visa garantir a humanização dos partos realizados pela rede pública de saúde de Mato Grosso.O deputado Max Russi (PSB) apresentou uma indicação ao Poder Executivo para a necessidade de atuação dos serviços de fisioterapia em hospitais materno-infantis de Mato Grosso. O mesmo documento foi encaminhado para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Gomes de Figueiredo. Conforme o parlamentar, a atuação do fisioterapeuta deverá proporcionar suporte físico e emocional durante o trabalho de parto e dos partos de baixo risco, contribuindo assim, segundo Russi, “para a humanização do nascimento e proporcionando à parturiente bem estar físico, redução das percepções dolorosas, aumento da confiança, redução do medo e da ansiedade e maior consciência do processo parturitivo”, disse ele.
Com relação ao pré-parto e ao parto, a fisioterapia atua estimulando a deambulação e a adoção de postura vertical, pois o movimento de caminhar associado à ação da gravidade está diretamente ligado na redução da duração do trabalho de parto.
Segundo dados da medicina, exercícios respiratórios e relaxamento proporcionam à parturiente concentração, diminuindo assim os riscos de trauma perineal no momento expulsivo e melhorando a oxigenação sanguínea da mãe e do feto.
“A fisioterapia atua, também, na analgesia através de eletroestimulação, na massagem para promover o relaxamento muscular e diminuir a dor e o desconforto e nos banhos quentes para o alívio da sensibilidade dolorosa e da dor lombar”, disse o deputado.
Consta que, a Organização Mundial de Saúde propõe, desde 1996, a revisão das tecnologias apropriadas para o parto, preconizando a movimentação da parturiente durante a fase ativa, a mudança e livre escolha da posição durante as contrações e não ficar em posição supina durante trabalho de parto. Dessa forma, é extremamente importante atuação do fisioterapeuta na sala de parto, havendo assim uma orientação à mulher com relação ao parto e sua conclusão de forma menos dolorosa e traumática possível.
“Entendo que o profissional fisioterapeuta é altamente capacitado para integrar a equipe multidisciplinar e dessa forma atuar de forma efetiva na melhoria do ambiente hospitalar e no bem estar das gestantes como um todo”, revelou Russi.
José Luís Laranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário