Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

"SESSÃO: Projetos do governo são aprovados na ALMT"

Além das cinco primeiras matérias do governo, os deputados também aprovaram o decreto de calamidade financeira da administração estadual. Depois de um dia tenso de negociações, os deputados estaduais aprovaram na noite de quinta-feira (24), em sessão plenária, os cinco primeiros projetos do governador Mauro Mendes (DEM), sendo três projetos de lei complementar (PLC) e dois projetos de lei (PL). Os deputados aprovaram também, durante a sessão, o Decreto nº 7, datado de 17 de janeiro de 2019, que “decreta situação de calamidade financeira no âmbito da administração pública estadual”.
Tão logo abriu a sessão, o presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (DEM), suprimiu o pequeno expediente e foi direto para a Ordem do Dia. “Quero agradecer o empenho dos deputados. Passamos momentos tensos esses dias. Os deputados se empenharam, cancelaram compromissos e se doaram muito para chegarmos até aqui. Foram discussões tensas, mas conseguimos formatar alguns projetos, atendendo solicitação da deputada Janaina, Wilson, Barranco, Allan, Max Russi e deputados da próxima legislatura. Formatamos algumas emendas que ajudam e muito a reivindicação dos deputados e, principalmente, dos servidores”, disse Botelho.
O primeiro projeto aprovado foi o Projeto de Lei 04/2019, que cria o novo Fethab. O projeto, que tinha parecer da Comissão de Mérito pela aprovação, com substitutivo integral nº 1, foi aprovado por unanimidade. A deputada Janaina Riva (MDB), que pediu para encaminhar durante a votação do PL 04/2019, durante a votação, fez questão de registrar um agradecimento direto aos deputados Valdir Barranco, Max Russi, Dr. Leonardo, Allan Kardec, Wancley Carvalho e, segundo ela, “surpreendentemente, Wilson Santos e Saturnino Masson”. A deputada destacou ainda o que chamou de trabalho incansável dos deputados novatos, Elizeu Nascimento e João Batista.
Por fim, a parlamentar declarou: “Presenciei todos os dias o que vocês passaram. Quero encaminhar que os acordos feitos com a Mesa Diretora e os deputados foram cumpridos, como vocês verão”. Janaina também mandou um recado ao governo. “Os eventuais vetos nós vamos enfrentar cada um deles com o reforço dos deputados novatos aqui na Assembleia. Não tememos os vetos que podem vir por aí e também vamos atuar na justiça em relação ao que consideramos inconstitucionais”, informou ao agradecer o que definiu como fidelidade do grupo dos oito deputados que votaram contra os projetos governamentais.
A segunda votação foi do Projeto de Lei Complementar 03/2019, que dispõe sobre a organização administrativa do Poder Executivo estadual. O projeto foi aprovado por unanimidade acatando as emendas 26, 27, 28, 32, 33, 34, 35. O PL 03/2019 extingue nove secretarias de governo e seis estatais.
O Projeto de Lei Complementar 02/2019, que estabelece normas de finanças públicas no âmbito do Estado de Mato Grosso, voltadas para a responsabilidade da gestão fiscal, foi aprovado pelos deputados acatando as emendas 13, 15, 19, 20, 26, 27, 28, 29, 30, 31, com 16 votos favoráveis.
Já o Projeto de Lei Complementar 01/2019, que altera a Lei Complementar nº 560, que trata do Regime Próprio de Previdência do Estado, foi aprovado com 15 votos favoráveis e sete contrários. Foram rejeitadas as emendas 1, 2, 3, 4 e 5. O Projeto de Lei 03/2019, que estabelece a política de revisão geral anual da remuneração e do subsídio para os servidores públicos do Poder Executivo estadual, o da RGA, foi aprovado acatando a emenda 8, de autoria do deputado Eduardo Botelho, com 16 votos favoráveis e oito contrários.
Flávio Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário