Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

"AGRONEGÓCIO: Nova fronteira do agronegócio, Pontes e Lacerda favorece integração pecuária-lavoura "

Com a participação de políticos, produtores rurais, empresários da indústria, comércio, instituições bancárias e representantes das principais entidades de Mato Grosso, o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda (a 450 km de Cuiabá) lançou, na noite desta quarta-feira (30), a Oeste Rural Show. A feira de negócios e tecnologia vai acontecer entre 16 e 18 de maio, e pretende levar conhecimento e inovações do agronegócio para a região Oeste, considerada a nova fronteira agrícola. Durante o evento de lançamento, grande parte dos presentes destacou – como ponto favorável para os municípios que integram o Vale do Guaporé – a possibilidade de integração entre a pecuária e a lavoura.
Atualmente, o Vale do Guaporé tem um dos maiores rebanhos bovinos do país. No entanto, ao longo dos anos, uma série de fatores possibilitou o avanço da cultura de grãos, sobretudo da soja, fazendo com que hoje tenha cerca de 100 mil hectares de lavoura na região.
“Nosso propósito é alavancar toda a região. Sabemos que a nossa região é muito focada, que os produtores são muito bons no que fazem e a tendência é termos uma quantidade ainda maior de produtos e área plantada. A feira terá justamente este papel, de trazer gente de fora, novas empresas”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Nilmar Miotto. O Sindicato Rural de Pontes e Lacerda é o realizador da Oeste Rural Show.
Diretor regional Oeste da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Túlio Roncalli, destacou o potencial da região e a importância da integração entre pecuária e agricultura para o sucesso do evento. “Desde o início tínhamos este sonho, de fazer uma feira do agronegócio, porque este é o futuro do Vale do Guaporé e é uma missão do nosso sindicato. É um sonho que está se realizando poder, enquanto sindicato, ajudar a pecuária e a agricultura da nossa região”. A Acrimat será uma das patrocinadoras do evento.
O prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos, salientou que o município, a mais nova fronteira agrícola de Mato Grosso, pode ampliar sua participação no agronegócio com investimentos em logística e que isso será possível com o aumento da produção em toda região. “Nosso PIB per capta é um dos que mais cresceu nos últimos quatro anos. Somos uma das últimas fronteiras agrícolas do Estado e um dos desafios a serem enfrentados é a logística. Queremos fazer de Pontes e Lacerda o grande polo agrícola que ela pode ser”.
Presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, classificou o momento como uma virada de página na história do Vale do Guaporé. “Esta é uma região importante, sempre dedicada à pecuária, mas hoje é uma nova fronteira, com o diferencial da integração lavoura-pecuária. Vamos continuar trabalhando a vocação de Mato Grosso que é o agronegócio e estamos preparados para produzir mais alimentos. Aqui antes era o fim da linha, agora é o começo dela com o escoamento pelo Rio Madeira”, alertou Corral sobre a preocupação com a logística para escoação, na região.
O avanço da agricultura por meio da Bolsa de Arrendamento de Terras, iniciativa encampada pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, foi lembrado pelo vereador Ivanildo Amaral durante o evento. “A Bolsa de Arrendamento já trará para o plantio este ano só em Pontes e Lacerda 115 mil hectares e isso por si só já muda nosso perfil econômico. Esta feira é o grande divisor de águas e sistematiza todo o potencial produtivo que o Estado tem e passa a estar à disposição dos produtores da região”.
Programação – Durante o lançamento, Aline Pelozo e Paula Scanagatta, diretoras da Up Eventos, empresa organizadora da feira, apresentaram a programação do evento, que será realizado entre os dias 16 e 18 de maio, no Parque de Exposições da cidade. Entre os temas a serem abordados estão perspectivas econômicas do agronegócio, integração lavoura pecuária e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da região.
O evento irá reunir produtores rurais, profissionais e acadêmicos do segmento para proporcionar um espaço para intercâmbio de ideias e experiências sobre os assuntos que afetam o mercado agrícola e pecuário.
ZF PRESS
Fotos: Charles Fonseca Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos