Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

"Barranco cobra da CES revisão das indenizações pagas a assentados de Sinop"

Famílias tiveram prejuízos com a construção de usina hidrelétrica da companhia energética. O deputado Valdir Barranco usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (13), para cobrar da CES (Companhia Energética Sinop) mais cuidado com o meio ambiente e responsabilidade no pagamento de indenizações. Segundo o deputado, 214 famílias residentes no assentamento Wesley Manoel dos Santos, em Sinop, tiveram prejuízos com a construção das barragens de uma usina hidrelétrica construída pela companhia no município que deve entrar em operação em breve.
“Nos últimos dois anos tenho lutado incansavelmente para que a CES corrija os valores pagos às famílias de agricultores atingidos pelas barragens da sua usina. Tratam-se de pessoas que tiveram ou terão suas terras alagadas pela companhia e que acumulam imensos prejuízos por terem suas atividades econômicas interrompidas. A companhia efetuou pagamentos iniciais com valores menores que os de mercado e inferiores àqueles determinados pelo Incra-MT, responsável pelo assentamento destas 214 famílias.”
O deputado explicou que as indenizações efetuadas foram da ordem de R$ 3 mil por hectare (ha) de terra de terra quando “o valor justo apontado pelo Incra-MT é de R$ 16 mil/ha”. “A empresa desrespeitou inclusive o Ministério Público Federal (MPF) que fez avaliação própria sobre o valor real dos lotes confirmando os números apontados pelo Incra e nada foi feito até aqui. Estou denunciando, mais uma vez, este crime contra às famílias e cobrando providências do poder público competente.”
Barranco também denunciou “agressões ao meio ambiente” por parte da companhia. De acordo com o deputado, no projeto de construção da barragem havia estimativa de supressão vegetal que não teria sido cumprida.
“Para economizar recursos, a CES diminuiu em 80% a supressão vegetal proposta no projeto de construção da obra. Por conta disso, 13 mil toneladas de peixes morreram. Quero lembrar que a barragem foi construída com recursos do BNDES, dinheiro público; portanto, não podemos aceitar agressões ambientais, muito menos que esta empresa use recursos nacionais em seu benefício e ainda traga prejuízos aos nossos agricultores familiares”, concluiu o deputado.
Robson Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos