Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

"MISSÃO DA CONECTAS EM MG AVALIA MEDIDAS EMERGENCIAIS DA VALE"

<p>Missão da Conectas está em Brumadinho (MG) acompanhando as ações emergenciais das autoridades e da Vale após o rompimento da barragem de rejeitos…</p>
O objetivo da missão é identificar possíveis violações de direitos aos familiares das vítimas e afetados pelo rompimento da barragem de Brumadinho. Missão da Conectas está em Brumadinho (MG) acompanhando as ações emergenciais das autoridades e da Vale após o rompimento da barragem de rejeitos… Uma missão de especialistas da Conectas desembarcou na terça-feira, 29, em Brumadinho (MG) para avaliar como as autoridades e a Vale estão atuando na resposta emergencial às vítimas, familiares e afetados pelo rompimento da barragem de resíduos minerais da empresa na última sexta-feira, 25.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, até o momento já foram confirmadas 84 mortes e 276 pessoas continuam desaparecidas. De acordo com Caio Borges, coordenador do programa de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas, o objetivo da missão é identificar possíveis violações de direitos nessa fase após o desastre.
“Neste momento, é preciso que a Vale seja absolutamente transparente sobre quais ações concretas serão tomadas na identificação e resgate das vítimas, na assistência às famílias e atingidos, bem como sobre a composição dos resíduos liberados e os procedimentos adotados para conter o avanço da lama e maior impacto ambiental”, declarou Borges.
Desde 2015, a Conectas acompanha o processo de remediação das vítimas e afetados do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG). Em 2017, a organização elaborou um relatório com críticas ao modelo de governança adotado no processo, com limitada participação dos atingidos.“Está claro que a tragédia do Rio Doce, um dos maiores desastres ambientais da História, não foi suficiente para que a Vale adotasse medidas eficientes de mitigação de riscos, manutenção das barragens e um plano de contingência. Agora, não podemos permitir que o processo de reparação dos afetados siga o mesmo modelo, controlado pela empresa e com participação restrita dos afetados. É essencial que a comunidade seja informada e consultada sobre cada decisão”, complementou.
A equipe da Conectas coletará ainda depoimentos de familiares das vítimas e de afetados. O material servirá de subsídio para elaboração de recomendações às autoridades e relatórios submetidos a organismos internacionais.
Conectas DH/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos