Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

ANGOLA: Félix Tshisekedi escolhe Angola para primeira visita ao estrangeiro"

defaultO novo Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, realiza terça-feira uma visita de algumas horas à capital angolana, Luanda. É a primeira viagem ao estrangeiro desde que tomou posse. Segundo uma nota divulgada pela Casa Civil do Presidente da República de Angola, a visita de Félix Tshisekedi, empossado no cargo a 24 de janeiro, surge a convite do chefe de Estado, João Lourenço. O Presidente congolês será recebido no Palácio Presidencial por João Lourenço, pouco antes da chegada a Luanda de outro chefe de Estado, o de Itália, Sergio Mattarella, em visita oficial até quinta-feira (07.02). A Itália tem desde 1980 uma forte relação empresarial com Angola, sobretudo no domínio do petróleo.
Quinto Presidente da RDC, Félix Tshisekedi, 55 anos, é líder da União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS), o maior e mais antigo partido de oposição do país. Filho do falecido Étienne Tshisekedi, três vezes primeiro-ministro do ex-Zaire (1991, 1992/93 e 1997) e líder da oposição, Félix Tshisekedi foi o candidato da UDPS nas eleições gerais de dezembro de 2018, nomeado a 31 de março de 2018, cerca de dois meses depois da morte do pai.
A 20 de janeiro último, Tshisekedi foi confirmado vencedor do pleito de 30 de dezembro de 2018 pelo Tribunal Constitucional da RDC, obtendo 38,57% dos votos, contra 34,83% de Martin Fayulu e 23,84% de Emmanuel Ramazani Shadary, o candidato governamental.
Etapas seguintes: Nairobi e Brazzaville
A última visita de um Presidente da RDC a Angola foi efetuada a 3 de agosto, quando o então chefe de Estado congolês Joseph Kabila se deslocou a Luanda também para conversações políticas. Angola e RDC partilham uma fronteira terrestre de cerca de 2.500 quilómetros.
Depois de Luanda, Félix Tshisekedi segue para Nairobi, a capital do Quênia, e em seguida para Brazzaville, a capital do Congo. O objetivo das visitas é "relançar as relações" com estes países antes da cimeira da União Africana (UA) marcada para meados de fevereiro, de acordo com a AFP.
Agência Lusa, AFP, ms/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário