Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 29 de março de 2019

"DIA NACIONAL: Especialista de MT afirma que tecnologia é grande aliada na prevenção do câncer de intestino"

O gastroenterologista Roberto Barreto faz o alerta neste Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, 27 de março. A tecnologia é grande aliada quando o assunto é prevenção e diagnóstico do câncer de intestino. O exame indicado para qualquer suspeita relacionada à doença, de acordo com o médico gastroenterologista Roberto Carlos Fraife Barreto, é a colonoscopia. “O procedimento permite a visualização completa do intestino grosso e do reto, diagnosticando possíveis tumores, sejam eles benignos ou malignos”, informa o especialista, que é presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em Mato Grosso (Sobed-MT), diretor técnico do Centro de Endoscopia Cuiabá (CEC) e médico na clínica Vida Diagnóstico e Saúde, em Várzea Grande.
O Dr. Roberto Barreto cita estudo realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital Gastrointestinal Unit que revelou que a realização da colonoscopia a cada 10 anos a partir dos 50 anos de idade pode reduzir em até 40% o risco de desenvolvimento do câncer. Tal eficácia, segundo o médico, tornou o procedimento mais acessível e simplificado.
“Com o procedimento, nós conseguimos identificar pólipos e retirá-los no ato do exame, evitando assim a degeneração posterior. Atualmente o diagnóstico tem se tornado mais preciso graças à colonoscópios de altíssima definição e com a magnificação de imagens”, observa o especialista.
O gastroenterologista explica que o exame é realizado via retal, com o paciente sedado e dura, em média, de 20 minutos a uma hora. Um aparelho de fibra ótica permite a visualização completa do reto e do cólon. Essa visualização ocorre através de uma câmera inserida na extremidade do colonoscópio, cuja imagem é enviada para um monitor, permitindo assim, a análise simultânea do interior do cólon.
“Apesar de não ser nenhuma novidade para os médicos, que já alertavam sobre os riscos de uma alimentação rica em gordura animal e pobre em fibras, os índices da doença ainda assustam”, pontua Dr. Roberto Barreto.
Com uma estimativa de 36 mil novos casos no Brasil em 2019, o câncer de intestino é silencioso e assintomático. Ainda de acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 43% dos casos da doença podem levar à morte, número considerado bastante pelo especialista.
“E como o paciente muitas vezes não tem indícios da doença, ela passa despercebida, resultando em um câncer agressivo e mais difícil de ser tratado”. O médico explica que a razão disso, é que antes de se tornar um câncer de fato, a doença surge como um pólipo intestinal, uma espécie de lesão benigna, que deve ser retirado para evitar seu crescimento e degeneração.
Os pólipos são formações que pode ser encontradas sob a mucosa do intestino, especialmente a partir dos 50 anos de idade. Seu crescimento é lento, pode levar aproximadamente 10 anos para degenerar-se em um câncer. Alguns históricos de predisposição ao câncer de cólon ou a formação de pólipos são fatores de risco que levam à necessidade de retirada desse material.
Excelência
A clínica Vida Diagnóstico e Saúde é a primeira instituição de medicina diagnóstica do país a receber a certificação do Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A Vida Imagem, setor de radiologia da clínica, também conquistou em 2019 o certificado Diamante da Unimed Cuiabá.
Sandra Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos