Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 28 de março de 2019

"DIREITO: Proposta garante adicional de insalubridade aos agentes fiscais sanitários"

Resultado de imagem para dep paulo araujoProjeto de Lei foi apresentado pelo deputado Paulo Araújo, na sessão dessa quarta-feira. Agentes fiscais sanitários poderão receber um adicional no salário por trabalho insalubre. É o que propõe o Projeto de Lei Complementar, do deputado estadual Paulo Araújo (PP), apresentado na sessão vespertina da última quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O projeto acrescenta o art. 53-A a Lei Complementar n° 441/2011. Paulo Araújo argumenta que, conforme a Lei n° 7.110/1999, é de competência dos agentes fiscais sanitários desenvolver ações de vigilância sanitária. Ocorre que uma Portaria de n° 186/2015GBSES, designa os servidores efetivos e/ou estabilizados pertencentes à carreira dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e lotados nos Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso a desempenhar funções de agentes fiscais sanitários, porém esses profissionais não recebem o adicional de insalubridade.
“Considero insalubre a atividade desenvolvida por esses profissionais, que estão sujeitos a danos a sua saúde. Caso esta lei complementar seja aprovada, iremos assegurar o adicional de insalubridade a estes agentes, que lidam diariamente com diversas patologias”, destaca Araújo.
A Lei Complementar afirma que faz jus ao recebimento de adicional de insalubridade, os agentes fiscais sanitários, efetivos e/ou estabilizados designados para a função. Os procedimentos para definição do grau de insalubridade serão efetuados de acordo com a regulamentação dada pela Instrução Normativa n° 05, de agosto de 2018.
“Nada mais justo que estes profissionais recebam adicional de insalubridade, já que estão desempenhando atividade notoriamente insalubre”, diz o autor do Projeto.
Tramitação - O projeto será discutido e votado nas comissões de Saúde, Previdência e Assistência Social e de Constituição e Justiça e Redação.
NAJYLLA NUNES

Nenhum comentário:

Postar um comentário