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domingo, 31 de março de 2019

"Presidente do Crea-MT participa 1º Workshop EF-262: Ferrovia do Cerrado em MG"

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente participou dia 29 de março no anfiteatro da Universidade de Uberaba (UNIUBE), Campus Marileusa, em Uberlândia, Minas Gerais do 1º Workshop EF-262: Ferrovia do Cerrado. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso João Pedro Valente, as limitações da logística nacional do transporte de cargas serão apresentados e debatidos de forma técnica. O workshop é um movimento de extrema importância para toda sociedade e para a agronegócio de Mato Grosso em especial, principalmente pelo estado ser um dos principais produtores do país, onde o transporte da nossa produção é baseado no transporte rodoviário. Fretes caros, estradas com dificuldades em alguns momentos percas de produtos devido os problemas de acesso.
“É de forma necessária e urgente, que outros modais implementados no estado para que possamos ter fretes mais baratos e possamos competir com outras unidades da federação que produzem menos que nós em termos de produtividade mas consegue ter uma renda por conta do frete que temos em Mato Grosso, devido a distância e precariedade das estradas”, disse.“ O encontro é conduzido sob a ótica das melhorias que a implantação do novo trecho da EF-262 pode trazer para nossa região, considerando o crescimento da agroindústria na região Centro-Oeste e Triângulo Mineiro, as graves deficiências no planejamento sistêmico voltado para o transporte ferroviário nessas regiões e a deficiência na integração com o eixo ferroviário da Ferrovia Norte-Sul e com os portos da região Sudeste”, destaca o presidente.
lém da participação do presidente João Pedro Valente, o Assessor Parlamentar e de Relações Institucional do Crea Mato Grosso, Eloi da Silva Pereira marcou presença no encontro.
O evento tem como objetivo debater assuntos técnicos ferroviários, ações e estratégias necessárias para a implantação da Ferrovia EF-262, trecho Alto Araguaia em Mato Grosso, bem como em Uberlândia no Estado de Minas Gerais, indispensável para a integração da região Centro-Oeste e do Brasil.
“ O Workshop discute problemáticas em torno do Transporte ferroviário, como déficit, o consumo energético, a malha ferroviária brasileira e a questão de integração da bitola. E a integração do Centro Oeste. Vale ressaltar que o Crea Mato Grosso é a matriz de conhecimento por conta de engenharia ferroviária”, ressaltou o professor Luiz Miguel de Miranda, que falou dobre a Ferrovia do Cerrado EF-262 no Workshop.
“ As universidades serão responsáveis pela produção de saber e o setor produtivo pela tecnologia. Nós temos um déficit ferroviário muito grande no país. Um exemplo, foi a greve dos caminhoneiros que afetou todo o País em maio do ano passado e deixou a população de mãos atadas, pois dependemos quase que exclusivamente do transporte rodoviário.
Acreditamos que o transporte ferroviário seria a melhor saída para desafogar a logística de Mato Grosso”, declarou o professor Luiz Miguel de Miranda que buscando uma alternativa para o problema de escoamento de produção do Estado de Mato Grosso pensa em unir o setor produtivo e o acadêmico, para retomar uma concessão ferroviária devolvida para a União”, detalhou o doutor do Núcleo de Estudos de Logística e Transporte da UFMT.
O empenho na implementação desse trecho é voltado para o transporte de cargas de baixo valor agregado da agroindústria do país. As dimensões da produção de granéis agrícolas e produtos diversos ao longo do traçado preliminar da ferrovia EF-262, prevista no Sistema Nacional de Viação, requerem uma rede de transporte adequada às cargas, com perfil ferroviário, atualmente alocadas à rede rodoviária, gerando altos custos e riscos logísticos.
A inadequação ficou mais evidente na greve dos caminhoneiros de maio/2018, que culminou na questão do tabelamento do valor de fretes e, na ocasião, falta de diversos produtos em todo território nacional. Considerando ainda a oportuna transição de governo, é nesse ambiente que a academia, órgãos públicos, associações e os agentes do setor produtivo se unem para aprofundar a discussão sobre assuntos técnicos e a integração ferroviária no Brasil.
O encontro que é voltado para todos que tenham interesse em investir e/ou melhorar seus conhecimentos sobre a área ferroviária, será constituído de duas etapas, cada uma com três palestras de 50 minutos e resposta a 3 perguntas. Ao final de cada etapa ocorrerá uma mesa redonda com os três palestrantes, conduzida por um mediador, para responder a mais perguntas e debate com a plateia.
Comissão organizadora
Prof. Carlos Henrique Barreiro (UNIUBE)
Prof. George Rangel (UFG)
Prof. Luiz Miguel (UFMT)
Carlos Antônio de Borges Garcia
Parceiros e entidades promotoras envolvidas
Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER);
Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG);
Confederação Nacional da Indústria (CNI);
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás(CREA-GO);
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT);
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG);
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT);
Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG);
Federação das Indústrias do Estado do Espirito Santo (Sistema FINDES);
Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT);
Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG);
Universidade de Uberaba (UNIUBE);
Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT);
Universidade Federal de Goiás (UFG);
Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Cristina Cavaleiro e Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT

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