Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 22 de março de 2019

"SEGURANÇA NO TRABALHO: Deputado quer a obrigatoriedade da instalação nas redes elétricas de baixa tensão"

Os dispositivo de proteção a corrente diferencial serão instalados para que impeçam que choques elétricos sejam fatais e causem incêndios. Com a intenção de propiciar mais segurança para a vida dos mato-grossenses, estudos feitos pela Associação Brasileira de Conscientização para os perigos de Eletricidade (Abracopel) revelaram que Mato Grosso é o segundo estado brasileiro e campeão absoluto no Centro-Oeste no ranking de mortes por acidentes elétricos. Com base nesses dados, o deputado Paulo Araújo (PP) apresentou na sessão vespertina da última quarta-feira (20), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), um projeto de lei (PL) que dispõe sobre obrigatoriedade da instalação nas redes elétricas de baixa tensão de dispositivo de proteção a corrente diferencial-residual (disjuntor) que impeçam que choques elétricos sejam fatais e evite incêndios.
“À medida que propomos com esse PL é única e exclusivamente para preservar vidas, evitando choques fatais em pessoas e incêndio provocados por curto circuito. Sem sombra de dúvida, o dispositivo é um componente extremamente importante para garantir a segurança das pessoas em contato com a rede elétrica de uma edificação, seja essa pessoa eletricista, seja morador”, alertou Araújo.
Conforme o projeto todas as edificações terão que adequar, porém, sabemos que na matéria proposta, é preciso estabelecer prazos suficientes para a adaptação dos projetos das instalações elétricas das edificações a serem concluídas em médio prazo, e para a reforma das instalações elétricas das edificações existentes ou em construção, mas que serão entregues no curto prazo em relação à data de publicação da lei.
Dados
Segundo dados da Abracopel, foram registrados 851 acidentes por choque elétricos e 451 gerados por curtos circuitos. A Norma Brasileira da NBR 5410 determina a implantação de disposto de proteção á corrente diferencial residual (disjuntor) em redes de baixa tensão, contudo em função das estatísticas foi observado que tal determinação não vem surtindo efeito desejável.
ADRIANE RANGEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário