
“À medida que propomos com esse PL é única e exclusivamente para preservar vidas, evitando choques fatais em pessoas e incêndio provocados por curto circuito. Sem sombra de dúvida, o dispositivo é um componente extremamente importante para garantir a segurança das pessoas em contato com a rede elétrica de uma edificação, seja essa pessoa eletricista, seja morador”, alertou Araújo.
Conforme o projeto todas as edificações terão que adequar, porém, sabemos que na matéria proposta, é preciso estabelecer prazos suficientes para a adaptação dos projetos das instalações elétricas das edificações a serem concluídas em médio prazo, e para a reforma das instalações elétricas das edificações existentes ou em construção, mas que serão entregues no curto prazo em relação à data de publicação da lei.
Dados
Segundo dados da Abracopel, foram registrados 851 acidentes por choque elétricos e 451 gerados por curtos circuitos. A Norma Brasileira da NBR 5410 determina a implantação de disposto de proteção á corrente diferencial residual (disjuntor) em redes de baixa tensão, contudo em função das estatísticas foi observado que tal determinação não vem surtindo efeito desejável.
ADRIANE RANGEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário