Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 31 de março de 2019

Vice-diretor financeiro do Crea-MT realiza palestra sobre “Segurança de Barragens”

O vice-diretor administrativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), conselheiro geólogo Sinvaldo Gomes de Moraes ministrou palestra sobre “Segurança de Barragens” no dia 21 de março, durante a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá. Durante a apresentação na sessão do Legislativo Municipal de Cuiabá, o geólogo mostrou que lei 12.334 de 2010 belece a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB).
“Devido aos desastres que vem ocorrendo no país, a exemplo recente do rompimento da barragem de Brumadinho em Minas Gerais, vitimando centenas de autoridades e profissionais responsáveis por empreendimentos dessa natureza vem buscando formas de alertar a sociedade com relação a construção de barragens “, detalhou Sinvaldo.
A palestra apresentada conforme a lei 12.334, mostrou as barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, para disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais que apresentem pelo menos altura pedra/rolo contado do ponto mais baixo da fundação até o final, maior ou igual a 15 metros, além de reservatório que contenha resíduos perigosos de acordo com normas e técnicas aplicáveis, e a categoria de dano potencial associado, médio ou alto, em termos econômicos, sociais, ambientais ou de perda de vidas humanas, conforme definido no art. 6º da citada lei.
” Tudo em torno da engenharia tem risco. A barragem é o mesmo que barramento. Já reservatório é a acumulação de água, ou rejeito de mineração, ou industriais. Vale ressaltar que o empreendimento, ou seja, a barragem é de responsabilidade do coordenador do Plano de Ação de Emergência, no caso o responsável pela segurança da barragem. É essencial que um plano de emergência deve ser apresentado à sociedade. No caso de rompimento de barragens, averiguar quais são as áreas atingidas e a forma mais rápida de comunicar à população. Outra preocupação é a identificação dos municípios afetados no caso de rompimento”, disse Sinvaldo. Em sua apresentação, o geólogo citou a barragem do lago do Manso e os órgãos responsáveis pela fiscalização de cada setor, a exemplo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pela energia, a Agência de Mineração (ANM) e quando for caso de múltiplo uso, é a Agencia Nacional de Aguas (Ana), e a própria Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema).
A palestra foi solicitada pelo vereador Dr. Xavier que anunciou a realização de uma audiência Pública para debater as medidas preventivas adotadas pela empresa que gerência a barragem do Manso, para a eventualidade de um rompimento da estrutura de retenção.
O parlamentar disse que não é apenas a cidade de Cuiabá que está inserida na área de risco, mas também grande parte da Baixada Cuiabana, como Poconé, Nossa Senhora do Livramento e do Manso.
O vereador ainda adiantou que órgãos de defesa e meio ambiente, Ministério Público e outras instituições públicas serão convocadas para discutir o assunto no encontro, juntamente com diretores da empresa responsável pelo gerenciamento dessa barragem.
“ O principal objetivo dessa audiência pública será debater os temas com os órgãos responsáveis, buscando saídas para evitar desastres desse porte em Mato Grosso, como ocorreu em Brumadinho”, explicou o vereador.
Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário