O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

MAIO AMARELO

Trabalhando e Cuidando da Gente

Iguá Saneamento

Iguá Saneamento
Rua Gomes de Carvalho, 1306 - 15º andar - São Paulo - SP

domingo, 14 de abril de 2019

Atitudes Positivas:"Juventude Ativa" ajuda adolescentes a construir um projeto de vida"

O Projeto Social atende 600 adolescentes moradores de Várzea Grande.O projeto social “Juventude Ativa” empossou e fez a entrega de certificados para 48 lideres e vice-líderes nesta quinta-feira (11), no auditório da Secretaria de Assistência Social. O projeto atende 600 adolescentes do município com oficinas profissionalizantes em 24 bairros distintos.
O intuito do “Juventude Ativa” é fortalecer a autoestima dos adolescentes aprimorando o relacionamento em grupo, laços familiares e comunitários, contribuindo para o efetivo exercício da cidadania. A liderança nos grupos é uma forma de conscientizar adolescentes acerca de novas perspectivas de vida e possibilidades de mudança de comportamento; desenvolver conceitos de cidadania; aprimorar o conhecimento sobre a identidade cultural e ampliar o acesso às manifestações culturais.
A secretária de Assistência Social, Flávia Omar, enfatizou que o projeto social tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia dos adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades da faixa etária. As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas.
“O objetivo do ‘Juventude Ativa’ é despertar nos adolescentes em situação de vulnerabilidade social a consciência crítica e participativa voltada para a identidade cultural e qualificação profissional e, consequentemente, a construção da cidadania pautada na valorização e fortalecimento de vínculos familiares, por meio das atividades educativo-culturais promovidas nos grupos que estão presentes em 24 bairros do município, totalizando a cobertura socioassistencial a 600 adolescentes”, explicou Flávia Omar.
A coordenadora do projeto e secretária-adjunta de Assistência Social, Vanessa Navarro disse que o projeto visa o cuidado e proteção do adolescente, atendendo suas necessidades básicas, exercendo sua cidadania e prevenindo situações de vulnerabilidade social, por meio de oficinas de convívio e orientações para desenvolvimento integral do adolescente.
“A solenidade de posse de líder e vice-líder tem a função de unir os integrantes do grupo para ser exercitado e aperfeiçoado a união e integração social. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar e estimular os colegas a terem suas conquistas de vida exitosa”, explicou a coordenadora.O vereador Ícaro Reveles, representando o legislativo municipal, na oportunidade destacou ser fruto do esporte várzea-grandense, o esporte oportunizou a ser um jovem responsável, focado e dedicado aos estudos. “Este projeto é uma referência, pois quando se investe no adolescente está investindo em uma sociedade melhor e igualitária. A atividade extraclasse estimula os adolescentes a serem focados e determinados, eu sou prova disso. A gestão está de parabéns em investir na educação, cultura, esporte, música e lazer, pois são elementos basilares que contribuem na formação do homem e da mulher do bem”.
A líder do bairro Cidade de Deus, Larissa da Cruz, 14 anos, disse que o projeto é uma oportunidade impar de mudança de comportamento e caráter. “Agradecemos imensamente a prefeita Lucimar Sacre de Campos por implantar este projeto que vem transformando e dimensionando nosso futuro com expectativas transformadoras. O projeto é nosso porto seguro, pois ajuda a despertar nossos talentos e melhorar nosso intelectual artístico e cultural”.
O projeto 'Juventude Ativa' é uma idealização da prefeita Lucimar Sacre de Campos, e atende adolescentes de 12 a 16 anos, nas quatro áreas de abrangências dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O projeto contempla 24 bairros, com 25 participantes por oficinas profissionalizantes. As oficinas oferecidas são: de pintura em tela; artes; dança; música; grafitagem e esporte.
Cláudia Joséh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos